Existem vários tipos de insulina sintética, que imitam a ação do hormônio natural a cada momento do dia, e que podem ser aplicadas através de injeções diárias na pele com seringas, canetas ou pequenas bombas especializadas.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.
É um hormônio secretado pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue. A insulina funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.
A insulina é responsável por manter o controle no sangue do açúcar ingerido através dos alimentos. Ela deixa de ser produzida quando há uma disfunção no pâncreas, o que pode causar o diabete.
O Glucagon é um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.
Já o glucagon estimula a glicogenólise, a transformação do glicogênio em glicose e sua liberação na corrente sanguínea. O glucagon atua principalmente no fígado, pois a ação da insulina após as refeições promove a síntese de glicogênio a partir da glicose que entra no fígado.
Além da prática de exercícios físicos regulares, outra forma de aumentar a produção de irisina é através do consumo de ácidos graxos poli-insaturados, assim como o ômega-3.
Foi descoberto que a PGC1-alfa produzida após a prática de exercício prolongado regula genes envolvidos no controle da pressão arterial, na regulação do colesterol celular, no controle do diabetes e no metabolismo energético regulando o peso corporal.
A endorfina é o hormônio responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar. Sua liberação acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física, gerando alívio e relaxamento. As catecolaminas são responsáveis pelo aumento da taxa metabólica, liberando glicose e ácidos graxos no sangue.
A chave é o exercício físico. A irisina, um hormônio produzido pelos músculos quando praticamos exercícios, protege o cérebro e restaura a memória afetada pela doença, revelou o estudo. Batizada em alusão à mensageira dos deuses, Íris, a irisina era associada apenas à queima de gordura.
Um hormônio chamado irisina - que é liberado durante os exercícios - tem a capacidade de recuperar a memória, mesmo em animais com Alzheimer.
O Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) tem como função promover a sobrevivência dos neurônios. O exercício físico promoveu alterações positivas nas concentrações de BDNF estando relacionado à melhora do desempenho neurológico.
Durante a atividade física, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso causa a chamada “estabilização afetiva”, que ajuda a memória e melhora a capacidade de raciocínio rápido.
Benefícios da atividade física para saúde mental
Sua freqüência cardíaca aumenta à medida que bombeia sangue oxigenado pelo corpo e no cérebro. E da mesma maneira que seus músculos exigem mais energia durante o exercício, o cérebro começa a engolir glicose ou outros carboidratos quando o corpo está em movimento.
A atividade física parece influenciar a cognição promovendo melhora do desempenho de diversas habilidades cognitivas como, por exemplo, na memória, raciocínio lógico, entre outras. Além disso, há evidência do efeito da atividade física sobre o desempenho acadêmico.
A ação do exercício físico sobre a função cognitiva pode ser direta ou indireta. Os mecanismos que agem diretamente aumentando a velocidade do processamento cognitivo seriam uma melhora na circulação cerebral e alteração na síntese e degradação de neurotransmissores.
Na educação física escolar, o professor é o mediador entre o aluno e o processo de aprendizagem. ... A Educação Física escolar evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem. Isso é um fator importante para que haja um ambiente de convívio onde o respeito e tolerância devem ser trabalhados.