Material Aço carbono 1010/1020 revestido de cobre com espessura de 254 mícrons (10 mils). Aplica ção Aterramento de redes de distribuição residenciais, padrão de entrada e demais sistemas de aterramento. Instalação Através de martelo. Benefícios Proporciona segurança e confiabilidade nos sistemas de aterramento.
As hastes para aterramento têm como função principal fazer com que qualquer tipo de vestígios de eletricidade seja direcionado para o chão, distante de sistemas de eletricidade, instalações, etc.
Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois estas conseguem diminuir o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestida de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.
Para verificar todos os critérios utilizados no dimensionamento da seção do condutor fase recomendamos a leitura do artigo Como é dimensionada a seção dos condutores? De acordo com a NBR 5410, item 6.
Uma maneira muito eficaz de reduzir a resistência do solo é aumentar a profundida dos eletrodos de aterramento . O solo não é consistente em sua resistividade e pode ser altamente imprevisível. Deve-se atentar para o comprimento e profundidade do eletrodo de aterramento.
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
O principal objetivo do aterramento é proteger as pessoas e o patrimônio de falhas (curto-circuitos) na instalação. ... O segundo objetivo de um sistema de aterramento é oferecer um caminho seguro, controlado e de baixa impedância em direção à terra para as correntes induzidas por descargas atmosféricas (raios).
O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
As instalações elétricas devem ter um sistema de aterramento, que consiste em uma barra cravada na terra e conectada ao sistema através de uma fiação especial. Dessa forma, todas as tomadas possuem o aterramento e quando um equipamento é conectado ele está aterrado.
A ABNT NBR 5410 estabelece “as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens”.
Para o aterramento TN-S, condutores de proteção e neutro são separados. Em circuitos elétricos de cobre com seções menores que 10mm² e também nos condutores de alumínio e em equipamentos móveis 16mm², tem a obrigatoriedade de usar condutores separados PE e N.
A norma NBR 5410 estabelece que: ” As pessoas e os animais devem ser protegidos contra choques elétricos, seja o risco associado a contato acidental com parte viva perigosa, seja a falhas que possam colocar uma massa acidentalmente sob tensão.” ...
-Tipos de proteção: - Básica: visando a proteção contra contatos diretos. Exemplo: isolação básica ou separação básica; uso de barreira ou invólucros, ou limitação da tensão. - Supletiva: visando a proteção contra contatos indiretos.
A proteção contra contatos diretos deve ser assegurada por meio de: Isolação das partes vivas: É destinada a impedir todos os contatos com as partes vivas da instalação elétrica através do recobrimento total por uma isolação que somente possa ser removida através de sua destruição.
Proteção Supletiva: meio destinado a suprir a proteção contra choques elétricos quando massas ou partes condutivas acessíveis tornam-se acidentalmente vivas. – Neste caso devemos garantir que o risco seja detectado e eliminado, ou minimizado.
Seccionamento automático da alimentação? O que é isso? O seccionamento automático da alimentação nada mais é do que prover um dispositivo de proteção que … seccione a alimentação automaticamente do circuito sempre que uma falta entre parte e viva e massa der origem a uma tensão de contato perigosa.
A equipotencialização é o ato de tomar-se medidas para fazer com que dois ou mais corpos condutores de eletricidade possuam a menor diferença de potencial elétrico entre eles.
A finalidade de um aterramento é permitir que quaisquer picos de eletricidade sejam diretamente encaminhados para o chão, bem longe de instalações elétricas, de modo que sejam absorvidos sem maiores danos. ... Na instalação da rede elétrica, um aterramento elétrico descreve um fio ligado diretamente à terra.
Como podemos visualizar, a principal função do aterramento funcional é garantir proteção à rede elétrica contra inversão da fase, evitando, dessa maneira, um acidente com um condutor neutro e condutores de fase.
É algo fácil de entender. No caso dos automóveis o aterramento é feito na lataria e no motor. ... Repare que o negativo da bateria do seu carro está ligado a essas partes, e todo o sistema elétrico busca negativo na lata do carro. Isso acontece para facilitar a montagem elétrica de um automóvel.
O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.
Aterramentos em veiculos é um problema. Não tem um critério normalizado, não sei os atuais, mas, quanto ao Corsa, atentem para aquele aterramento do polo negativo da bateria que vai até a lataria ali do lado da bateria.
Principais sintomas de problema no alternador