Explicando o sistema de Gleason: Quanto mais baixa a nota, menor a agressividade potencial do tumor. Por exemplo, no relatório que constar “adenocarcinoma acinar usual da próstata Gleason 6 (3+3)”, significa que duas áreas tiveram a nota 3 e o total foi 6.
Para determinar o escore de Gleason, uma peça de tecido prostático deve ser obtida por meio de biópsia. Isto é realizado através da remoção da glândula (prostatectomia) ou retirando-se uma amostra da glândula através de uma agulha introduzida pelo reto.
Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata
O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.
A braquiterapia é uma forma de radioterapia em que a emissão da radiação é realizada em contato com o corpo e dura poucos minutos cada sessão.
A vantagem da braquiterapia é que ela dá uma dose muito grande ao tumor com o mínimo de radiação para os tecidos vizinhos normais.
Fábio lista diversas outras vantagens que a técnica traz ao paciente oncológico: “a realização do procedimento de braquiterapia gira em torno de duas horas; o paciente é liberado no mesmo dia para ir para casa; os efeitos colaterais são minimizados; a exposição às doses de radiação é reduzida, quando comparada à ...
Após o tratamento, a paciente pode apresentar estreitamento vaginal, dificultando as relações. Para evitar tal efeito, todas as pacientes são orientadas a manter atividade sexual e/ou a fazer exercícios vaginais que o minimizem.
A braquiterapia – radioterapia em que o material radioativo, em forma de fios ou placas, fica em contato direto com o tumor – é uma das condutas terapêuticas mais utilizadas em casos de câncer de colo uterino avançado.
A radioterapia interna ou braquiterapia utiliza fontes de radiação interna (a curta distância). Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral. Radioterapia interna pode envolver um implante radioativo, uma solução líquida ou uma injeção intravenosa.
Há três tipos principais de radioterapia: radiação externo do feixe, radiação interna e produtos radiofarmacêuticos. Cada um destes tipos será considerado com maiores detalhes abaixo.
A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem.
Os equipamentos utilizados na teleterapia podem ser quilovoltagem, de megavoltagem e de teleisotopoterapia. São tubos convencionais de raios X. A voltagem aplicada entre os eletrodos é no máximo de 250 kV. Por essa razão, esses equipamentos são usados principalmente no tratamento de câncer de pele.
A radioterapia pode ser aplicada de duas maneiras: externa ou interna. A primeira é mais comum, enquanto a segunda busca atuar de forma mais próxima ao tumor e pode envolver um implante radioativo, solução líquida ou injeção intravenosa.
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
Recomendações importantes para o cuidado da pele durante e após a radioterapia