O COMECON - Conselho para Assistência Econômica Mútua foi uma organização internacional fundada em 1949 que tinha por objetivo promover a integração econômica das nações do Leste Europeu e o impedimento do avanço do Plano Marshall sobre a região. ... O COMECON extinguiu-se em 1991, com o fim da União Soviética.
O Cominform (“Escritório de Informação dos Partidos Comunistas e Operários”) e o Comecon (“Conselho para Assistência Econômica Mútua”) foram a resposta soviética para o Plano Marshall.
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
Os principais beneficiados foram a Inglaterra, a França e a Itália, entre os europeus, e os EUA, que conseguiram criar as instituições de fortalecimento da internacionalização dos capitais na segunda metade do século XX.
Em resposta ao Plano Marshall, a União Soviética elaborou o chamado Plano Molotov, com o igual objetivo de realizar uma ampla ajuda econômica aos outros territórios a fim de ampliar o seu espaço de influência pelo mundo.
O Plano Marshall e o Plano Molotov. ... Esta foi uma promessa de assistência econômica para todos os países europeus dispostos a participar, incluindo a União Soviética, que recusou e criou seu próprio plano Molotov para o Bloco Oriental.
O Plano Marshall foi um plano econômico elaborado pelos Estados Unidos e países aliados com o objetivo de auxiliar economicamente a Europa Ocidental durante os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. O plano disponibilizou um empréstimo financeiro para ajudar na recuperação dos países devastados durante a guerra.
A geopolítica se desenvolve durante o período da Guerra Fria. As disputas territoriais e ideológicas entre as duas principais potências (Estados Unidos e União Soviética) contribuíram para gerar diversas estratégias políticas dos Estados para a conquista de novos territórios.
Resposta. A Guerra Fria foi uma disputa político-militar que marcou a antiga ordem mundial, polarizada por Estados Unidos e União Soviética. A geopolítica foi utilizada na guerra fria como método de organização e estratégia militar.
Alguns resquícios da Guerra Fria no mundo atual são a separação da Coreia do Norte e do Sul, a existência de ogivas nucleares americanas em bases da Alemanha e a tensão nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos.
A Guerra Fria foi um período histórico do século XX no qual o mundo ficou dividido em dois blocos políticos e ideológicos, comandados de um lado pelos EUA e de outro, pela URSS.
Durante a Guerra Fria, a ideia de realização de um conflito nuclear era apenas um produto da ficção e do medo, já que as duas superpotências não dispunham de viabilidade política e tecnológica à época.
Resposta. Resposta: No período anterior a Guerra Fria os Países Europeus possuíam a hegemonia política e econômica mundial. ... Porém, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa saiu devastada e enfraquecida, enquanto que países como Estados Unidos e União Soviética se fortaleceram e iniciaram uma disputa pelo poder mundial.
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
capitalista: Islândia, irlanda, reino unido, chipre, bélgica, Luxemburgo, frança, espanha, portugal, turquia, bélgica, Itália, suíça, áustria, países baixos, noruega, Dinamarca, Finlândia, suécia, republica federal da Alemanha.
Estados Unidos
URSS
O Muro de Berlim
Porque recebeu esse nome? A guerra é chamada de fria porque não houve verdadeiramente uma guerra ou conflitos de fogo direto entre os EUA e a URSS, dada a inviabilidade de uma vitória em uma batalha nuclear. ... O medo da destruição em massa fez com que a Guerra Fria jamais tivesse algum combate armado.
Muitos analistas acreditam que a vitória do capitalismo não pode ser entendida como uma derrota definitiva do socialismo. Para esses analistas, o que acabou foi o tipo de socialismo implantado na União Soviética e no leste europeu, que seria, na verdade, um "capitalismo de Estado", uma distorção dos ideais socialistas.
Resposta. A guerra fria acabou com a queda do muro de berlim, não se houve vencedores mais como a URSS estava em crise e com a substituição do socialismo da alemanha oriental pelo capitalismo da alemanha ocidental se diz que os EUA venceram mais na verdade não houve vencedores.
Resposta. Os Estados Unidos. Por conta de dois fatores importantes: a vitória na corrida espacial ( os estados unidos foi o primeiro país a mandar um homem a lua ) e por conta do enfraquecimento do socialismo que fez com que a União Soviética se fragmenta-se.
Um dos principais símbolos da Guerra Fria foi, sem dúvida, o Muro de Berlim, construído na cidade alemã a partir de 13 de agosto de 1961. O muro dividia a cidade de Berlim em duas áreas: Berlim Oriental e Berlim Ocidental.
O Muro de Berlim é como conhecemos o muro que foi construído em 1961 e que separava Berlim Ocidental de Berlim Oriental. Essa construção foi um dos grandes símbolos da Guerra Fria por deixar evidente a polarização que marcou o mundo na segunda metade do século XX.
Ele foi um símbolo pois ele dividia a Alemanha em socialista e capitalista no período da Guerra Fria. A Guerra Fria era um período de disputa entre URSS e EUA, e esse murro dividia a Alemanha em capitalista (ocidental) e socialista (oriental). Quando esse murro foi destruído a Guerra Fria acabou também.
E chamada de "fria porque não houve um confronto direto entre as duas superpotências, mas houve. enfrentamento indireto em diferentes conflitos regionals, tais como: O. Revolução Mexicana, independência de Cuba e Guerra do Paraguai.