O que figura de linguagem para que serve? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo.
Como estudar figuras de linguagem?
Existem dois conceitos importantes que são fundamentais revisar antes de estudar as figuras de linguagem. São eles: denotação e conotação. A conotação diz respeito as expressões no sentido figurado, ou seja, a depender do contexto os termos apresentam diferentes significados.
O que é silepse quais os tipos de silepse que existem?
A silepse é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordância anormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmente subentendido. Há três tipos de silepse: de gênero, número e pessoa.
Quais são os tipos de silepse?
A silepse, também conhecida como concordância ideológica, pode ser classificada em três tipos: silepse de gênero, número e pessoa.
Como identificar as figuras de linguagem nas orações?
São as seguintes: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.
Aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.
Assonância: consiste na repetição ordenada de mesmos sons vocálicos.
Paronomásia: consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos.