EQST

O Que Fenomenologia De Merleau-Ponty?

O que é fenomenologia de Merleau-Ponty?

O filósofo francês Maurice Merleau-Ponty exercitou em sua teoria reflexões sobre a fenomenologia, movimento filosófico segundo o qual, assim que algo se revela frente à consciência humana, o Homem inicialmente o observa e o percebe em completa conformidade com sua forma, do ponto de vista da sua capacidade perceptiva.

Quem influenciou Merleau-Ponty?

Apesar de grandemente influenciado pela obra de Edmund Husserl, Merleau-Ponty avança a teoria do conhecimento intencional fundamentando sua própria teoria na compreensão do corpo-ao-mundo e consequentemente na proposição da primazia da percepção.

Como se caracteriza a consciência em Merleau-Ponty?

A consciência para Merleau-Ponty será consciência perceptiva, sempre de alguma coisa “ali”, um acontecimento corporal: “a consciência é o ser para coisa Page 17 17 por intermédio do corpo”18.

O que constata a fenomenologia?

A fenomenologia, ao contrário, busca uma fundamentação totalmente nova, não só da filosofia, mas também das ciências singulares. ... Ao analisar, após essa redução fenomenológica, a corrente de vivências puras que permanecem, constata que a consciência é consciência de algo. Esse algo chama de fenômeno.

Quem foi Merleau-Ponty Quando e onde nasceu?

Maurice Merleau-Ponty nasceu em Rochefort-sur-Mer a 14 de março de 1908 e morreu em Paris a 3 de maio de 1961. Aluno da Escola Normal Superior, formou-se em filosofia em 1930. Lecionou no Liceu de Beauvais de 1931 a 1933, no Liceu de Chartres de 1934 a 1935 e na Escola Normal Superior de 1935 a 1939.

Qual a posição de Merleau-Ponty sobre a oposição existente entre o racionalismo e empirismo?

Merleau-Ponty tentou mostrar que as duas tendências não precisam se anular mutuamente. Ao contrário, era preciso indicar que a sensibilidade já possui uma inteligibilidade, isto é, um sentido imanente, de modo que a razão e o empírico não se opõem.

Como Merleau-Ponty compreende corpo e existência?

Para Merleau-Ponty (Peixoto, 2011), o corpo não é uma coisa, não é uma máquina, nem é pura ideia, mas movimento, sensibilidade e expressão criadora. É uma concepção que se opõe às perspectivas racionalistas, empiristas e positivistas.

Como é caracterizada a consciência na filosofia moderna?

Para os filósofos desse período, a consciência como intelecto é o que verdadeiramente define o homem. ... O modo metafísico de apreensão da realidade foi analisado e cri- ticado pelos filósofos modernos pois, para estes, o homem não pode chegar à essência das coisas através da razão natural.

Qual a ideia de homem em Merleau como ocorre a relação entre o corpo e a alma?

Na tentativa de superar a dicotomia sujeito-objeto, Merleau-Ponty afirma que o homem é essencialmente corpo- consciência-do-mundo, o corpo é mundo e alma simultanea- mente, o corpo do homem não é nem pura coisa nem a pura ideia, ele integra misteriosamente o percebido e o ato de per- ceber, o em si e o para si, pois ...

Como Merleau-Ponty morreu?

Merleau-Ponty morre repentinamente, no dia 3 de maio de 1961, aos 53 anos, acometido por trombose coronária.