Como superar o trauma
O tipo mais comum de doenças diretamente vinculadas aos traumas é o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Os eventos traumáticos, além do TEPT, podem desencadear diferentes transtornos psiquiátricos como: depressão, abuso de substâncias psicoativas e transtorno de ansiedade generalizada.
Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.
Em termos clínicos, quando a experiência de trauma gera esses sintomas por um período de até 1 mês, a pessoa experimenta o chamado “estresse agudo”; porém, quando os sintomas duram meses ou até anos, a classificação passa a ser de “estresse pós-traumático”.
O paciente é abordado segundo o ATLS, de maneira simples e objetiva, buscando cuidar de:
De acordo com a Portaria n. 2048/2002, a viatura TIPO A ou Ambulância de Transporte é o veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de paciente que não apresenta risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo, devendo servir ao transporte de um paciente por vez.