Mantenha ela de costas com o abdômen virado para cima. Com o dedo indicador e polegar localize o ovo. Suavemente massageie fazendo uma pressao para induzir o ovo para a cloaca. Tenha muito cuidado e paciência para que o ovo não quebre, não tente quebrar o ovo pois vai ser pior, pode perfurar o oviduto e ser fatal.
Sinais físicos Uma ave defeca e bota os ovos por meio da mesma abertura, então, as fezes às vezes ficarão retidas na ave até que o ovo saia. Uma calopsita que esteja pronta para botar parecerá estar mais pesada. A área da abertura e do abdome inferior ficarão protuberantes e parecerão maiores por conta do ovo.
Como o galo realmente não tem braços e mãos, a saída é usar o bico para se segurar nas penas da cabeça da pobre companheira. “As bicadas não costumam machucar a galinha, a não ser nos casos em que o macho é extremamente agressivo”, diz José Roberto.
Precisa observar muito bem quando se tem mais de um galo no galinheiro, porque mesmo quando eles não brigam, em alguns casos, um pode atrapalhar o outro na hora de galar, então é mais garantido ter várias baias com um galo e seis galinhas em cada ao invés de ter, por exemplo, dois galos com 12 galinhas em um mesmo ...
Na área de reprodução: 1 galo e 12 galinhas. Na área dos pintos de até 30 dias: 63 a 97 pintos. Na área dos pintos de 31 até 60 dias: entre 60 e 92 pintos. Na área dos frangos e frangas: de 112 a 174 aves.