O que fala sobre o livro Iracema? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Narra a história de um amor improvável entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro. Iracema é uma índia da nação Tabajara.
Quais foram os temas abordados no livro Iracema?
Além da triste história da virgem dos lábios de mel, Iracema, e de seu amado Martim (primeiro colonizador português do Ceará), o livro traz também como assunto a história da fundação do estado do Ceará e o ódio entre as nações tabajara e pitiguaras, que eram aliados dos franceses e portugueses, respectivamente.
Qual a temática principal do livro Iracema?
De autoria de José de Alencar, cujo projeto artístico envolvia a consolidação de uma cultura nacional, Iracema é uma narrativa de fundação, ou seja, seu eixo temático principal versa sobre a criação de uma identidade cultural, um texto que se orienta para representar a origem da nacionalidade brasileira.
Porque seria interessante ler o livro Iracema?
A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.
Como Alencar descreve Iracema?
Em suas obras Alencar buscou sempre definir a mulher nesse perfil: guerreira, forte, decidida, heroína que luta pelos seus ideais. Na obra Iracema, ela trai sua família e tribo, para viver um amor com o estrangeiro, amor esse que não era permitido.
Qual das três fases pertence Iracema?
Introdução. Iracema é um romance escrito por José de Alencar, publicado em 1865. Faz parte da trilogia indianista do autor, juntamente com “O Guarani” e “Ubirajara”. Pertence à primeira fase do Romantismo.
Onde ler Iracema?
Iracema (Prazer de Ler): eBooks na Amazon.com.br.
Por que Iracema de José de Alencar é considerada uma obra romântica?
“O romance foi escrito para representar a origem da raça brasileira”, diz. Ao contrário de Memórias de um Sargento de Milícias (1854) que tem um anti-herói, vagabundo e largado, Iracema possui um típico herói romântico: o europeu Martim, que mistura sentimentos e valores nobres, como amor e honra.
O que a fuga de Iracema provocou?
Na espera para o dia da festa, Iracema e Martim ficaram juntos e Tupã perdeu sua virgem. Chegado o dia da fuga, Iracema os acompanhou, mas quando já estavam fora das terras dos tabajaras a índia declarou que não podia se separar do estrangeiro e seguir com ele.
Qual fase pertence o livro Iracema?
romantismo
"Iracema" faz parte da primeira geração do romantismo, que recebe o nome de indianismo. Nos romances indianistas, os autores exaltam o sentimento nacionalista e fazem do índio um herói. "Mas é um livro de leitura fácil.
Qual a última atitude de Iracema antes de morrer?
Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado. Pois quando Iracema morre, ela é enterrada por Martim e seu amigo Poti à beira de um coqueiro de que ela gostava muito. Diante desse coqueiro, sempre se ouvia um lamento; era o lamento de sua ave de estimação, que sentia sua falta.
Quem é Poti em Iracema?
ANDIRA – velho guerreiro, irmão de Araquém. JACAÚNA – chefe dos potiguaras. MARANGUAB – avô de Poti, conhecido como “o grande sabedor da guerra”. MOACIR – filho de Martim e Iracema, seu nome significa “filho do sofrimento”.
Como começa Iracema?
O romance começa porque Martin ficou encarregado de colonizar a região, atual Ceará. Foi ali que ele conheceu "Iracema, a virgem dos lábios de mel". O primeiro capítulo retrata o final da história, quando Martim e seu filho Moacir deixam as terras do Ceará.
Quais as características românticas da obra Iracema?
O sentimentalismo está presente em toda a obra, desde os primeiros capítulos, principalmente no que diz respeito à personagem Iracema que sabe Martim ter outra, não acreditando que o que o protagonista sente é a saudade da pátria e não amor por outra moça.
Como se chama o líder dos guerreiros Tabajaras que queria tirar a vida de Martim?
IRAPUÃ – chefe dos tabajaras e inimigo de Martim.
Quais são as características românticas de Iracema?
O sentimentalismo está presente em toda a obra, desde os primeiros capítulos, principalmente no que diz respeito à personagem Iracema que sabe Martim ter outra, não acreditando que o que o protagonista sente é a saudade da pátria e não amor por outra moça.
Quais as características de Martim?
2) Martim - o seu nome na língua indígena significa "filho de guerreiro". ... Corajoso, valente, audaz, representa bem o branco conquistador, que se impôs aos índios na colonização do Brasil. 3) Araquém - pai de Iracema, pajé da tribo tabajara, tinha os olhos cavos e rugas profundas, compridos e raros cabelos brancos.