A estrutura e o funcionamento da educação básica apoiam- se numa estrutura definida pela legislação. De início, portanto, é necessário obter um conhecimento sobre noções básicas de legislação para entender esse funcionamento. A estrutura e o funcionamento da educação básica são definidos legalmente.
A estrutura da escola é dada por sua materialidade. As salas de aula, a divisão de classes, a organização das unidades, os espaços físicos, em geral. Já o seu funcionamento é dado pelo que se faz a partir destas estruturas físicas. Assim, temos que os dois são complementares e essenciais para a educação completa.
Segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação no Campo - CNE/MEC, a educação do campo é uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com a produção das condições de existência social, na relação com a terra e o meio ambiente, incorporando os povos e o espaço da floresta, da ...
O termo Educação do campo foi criado a partir da 1º Conferencia Nacional de Educação Básica do Campo, realizada em 1990, que teve como propósito discutir acerca dos questionamentos que surgiram no 1º Encontro Nacional de Educadores da Reforma Agrária (ENERA).
A escola urbana pode ser identificada como as instituições de ensino que estão localizadas em áreas urbanas. Trata-se de escolas que apresentam proximidade com o centro das cidades, e por isso, são as que permitem uma acessibilidade por vezes mais facilitada.
A educação quilombola acontece nas comunidades por meio do compartilhamento de conhecimentos e saberes entre todos. ... Isso significa que a escola precisa de uma arquitetura que faça sentido para a comunidade em que está inserida. Que a merenda não destoe da alimentação a qual as crianças estão acostumadas.