EQST

O Que Era A Lepra Na Poca Do Novo Testamento?

O que era a lepra na época do Novo Testamento?

Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.

Quais são os tipos de lepra?

A doença é classificada em dois tipos principais: lepra paucibacilar e lepra multibacilar. Os dois tipos distinguem-se pelo número de manchas de pele hipopigmentada e dormente – a lepra paucibacilar possui cinco ou menos e a multibacilar mais de cinco.

Como era a lepra nos tempos de Jesus?

Nos tempos de Jesus a lepra era a mesma coisa que a morte. Curar um leproso era tão difícil como ressuscitar um morto. Os sacerdotes tinham a função de "declarar puro" um leproso que tivesse sarado, mas não tinham o poder de "torná-lo puro", isto é, de curá-lo. A cura de um leproso era uma obra exclusiva de Deus.

Como a lepra era tratada na Idade Média?

Historiadores por muito tempo trataram a lepra como uma doença epidêmica com focos por toda a Europa e o homem medieval é sempre tratado como se fosse obcecado pelo medo da doença. Já se assume que os leprosários foram construídos para isolar os leprosos e esses eram banidos do convívio social.

Porque a lepra mudou de nome?

Foi o médico norueguês Gerhard Armauer Hansen, notável pesquisador sobre o tema, que identificou, em 1873, este bacilo como o causador da lepra, a qual teve seu nome trocado para hanseníase em homenagem ao seu descobridor (Foss, 1999 e Gomes, 2000).

O que é Tzaraat?

Tzaraat (em hebraico: צרעת, e numerosas variantes de transliteração em Português incluem tzaraas, tsaraas e tsaraat) é uma condição desfigurativa referida nos capítulos 13-14 de Levítico. ... A raiz linguística de tzaraat significa "ferir", em referência a uma explicação talmudical que serve como um castigo pelo pecado.

O que causa a hanseníase?

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.

Como não se pega hanseníase?

A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente e sem tratamento. A hanseníase não passa por abraço, aperto de mão ou carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

Como fica a pele de quem tem hanseníase?

Na pele são as manchas avermelhadas, rosadas ou esbranquiçadas, caroços e ressecamento. A bactéria M. leprae ainda tem afinidade pelos nervos periféricos, atingindo-os e causando danos ao tato do paciente, dificultando sentir calor, frio e dor. A enfermidade não é mortal, mas é potencialmente incapacitante.

Quais são as sequelas da hanseníase?

As mãos podem apresentar com garras ou ferimentos; os olhos podem não fechar; pode haver queda dos cílios; o nariz pode “desabar”; pode ter rugas acentuadas; as orelhas podem estar modificadas; as sobrancelhas podem parcialmente desaparecerem; o pé pode ficar paralisado e com lesões tipo ulceras (feridas), recorrente.

Quais os sintomas da hanseníase nos nervos?

Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas. Inchaço de mãos e pés. Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos. Úlceras de pernas e pés.

Quais os efeitos colaterais do tratamento da hanseníase?

Efeitos Colaterais dos Medicamentos Utilizados na PQT. Cutâneos – rubor de face e pescoço, prurido e rash cutâneo generalizado; Gastrointestinais – diminuição do apetite e náuseas.

Quais os direitos dos portadores de hanseníase?

O paciente pode ter direito a benefícios previdenciários, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, caso a doença o impeça de trabalhar. Entre 1920 e 1980, muitas pessoas com hanseníase eram internadas em hospitais-colônia.

Quem tem hanseníase tem direito a auxílio-doença?

Sendo assim, toda pessoa que tem hanseníase tem direito ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez. Vale ressaltar que é preciso que o segurado esteja com todas as suas documentações separadas para solicitar o benefício, como documentos pessoais, laudo médico, exames e receitas médicas, por exemplo.

O que é pensão especial Hanseníase?

A Pensão especial por hanseníase é um benefício devido às pessoas atingidas pela hanseníase que tenham sido submetidas a isolamento e internação compulsórias em hospitais-colônias até 31 de dezembro de 1986. Trata-se de uma pensão mensal, vitalícia e intransferível.

Quais as doenças que dá direito ao Auxílio-doença?

Quais doenças dão direito ao auxílio-doença?

  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Neoplasia maligna;
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Mal de Parkinson;

Quem tem direito a receber auxílio-doença?

O trabalhador segurado, tem direito ao auxílio-doença quando perde a capacidade de trabalho por um determinado período. ... Para requerer o auxílio-doença no INSS é preciso que o segurado realize o agendamento da perícia médica. Esse agendamento pode ser realizado pelo telefone 135 ou pelo site da Previdência Social.

Quem tem tuberculose?

Quando o paciente com Tuberculose (TB) tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo, com o agente infeccioso da TB (Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch). Aí, uma pessoa com boa saúde que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão.

O que a tuberculose pode causar?

A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.