O que diz o decreto 7.611 2011? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. VIII - apoio técnico e financeiro pelo Poder Público às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial.
Qual é o público-alvo da educação especial?
A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
Como a Política Nacional de educação especial define o aluno com necessidades educacionais especiais?
V - Alunos atendidos pela educação especial Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
Qual o conceito de educação especial?
“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”
Quais são os recursos que atendem às necessidades dos alunos com cegueira?
Os conteúdos a serem trabalhados pelo Atendimento Educacional especializado para deficientes visual são: atividades de vida diária, sistema Braille, informática aplicada à produção Braille, recursos tecnológicos e informática aplicada à deficiência visual (software sintetizadores de voz), adaptação de material impresso ...
Quais são as estratégias e os recursos que poderão ser usados para atendimento do aluno com deficiência visual?
A baixa visão pode ser melhorada com a utilização de recursos ópticos específicos para a habilidade de cada um. De modo geral, a pessoa com baixa visão pode se beneficiar do uso de óculos, lupas e lunetas especiais, adaptações no uso de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.
Quais são as diferenças entre Educação Especial e educação inclusiva de que sujeito cada uma delas nós fala?
Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. ... O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.