O que diz o artigo 1238 do Cdigo Civil? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Parágrafo único.
O que diz o artigo 1242 do Código Civil?
1.242 do Código Civil diz que: “Adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por 10 (dez) anos.
Qual a relação entre o Art 1238 cc e a prescrição da ação possessória?
1.238 do Código Civil trata da usucapião extraordinária, forma mais tradicional de prescrição aquisitiva, determinando que adquire a propriedade aquele que exercer a posse sobre o bem imóvel por quinze anos, como se fosse seu (animus domini), de forma ininterrupta e sem oposição, independentemente da prova de justo ...
O que é caráter produtivo?
A posse exercida com a realização de obras ou com a realização de serviços de caráter produtivo advém do trabalho destinado à obtenção de riquezas em razão do caráter produtivo....
Quais os requisitos da usucapião?
Seus requisitos são:
Existência do animus domini, o comportamento de proprietário;
Inexistência de oposição à posse;
Posse ininterrupta por 02 (dois) anos;
Utilização do imóvel para moradia sua ou de sua família;
Imóvel de até 250m²;
Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural;
Mais itens...•15 de set. de 2021
O que é o usucapião familiar?
A usucapião familiar tem como objetivos salvaguardar o direito à moradia daquele cônjuge ou companheiro que permaneceu no imóvel e também proteger a família que foi abandonada. Para isso, deve ser devidamente comprovado o abandono do imóvel e também dos familiares por uma das partes.
O que é o usucapião extraordinário?
A usucapião extraordinária é aquela que se adquire em 15 (quinze) anos, salvo se o possuidor houver estabelecido no imóvel sua moradia ha- bitual ou nele tiver realizado obras ou serviços de caráter produtivo sendo, nesse caso, o lapso de tempo de 10 (dez) anos, mediante prova de posse mansa e pacífica e ininterrupta, ...
Como é feita a divisão do artigo 1238 do Código Civil?
Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.
O que é prescrição aquisitiva do imóvel?
O que se entende por prescrição aquisitiva? - Rodrigo Marques de Oliveira. Prescrição aquisitiva é aquela que consiste não na perda, mas na aquisição de um direito real sobre um bem pelo decurso do prazo. É instituto relacionado, exclusivamente, aos direitos reais sobre as coisas, sejam elas móveis ou imóveis.
O que é o acessio Possessionis?
Apesar do nome difícil, o accessio possessionis nada mais é do que a possibilidade legal de soma da posse! O novo adquirente pode, por meio deste instituto, somar sua posse à posse daquele que possuía o imóvel anteriormente.
O que é o que é usucapião?
À grosso modo, usucapião seria uma forma de aquisição de propriedade através da posse da coisa, ou seja, através de seu uso. Não à toa, a origem dessa palavra vem da união de duas expressões do latim, usu e capere, que significam algo parecido a “tomar pelo uso”.
Quais são os requisitos da usucapião extraordinária?
São necessários os seguintes requisitos para se adquirir uma propriedade por usucapião extraordinária:
Posse do imóvel por 15 anos ininterruptos. ...
Inexistência de oposição à posse. ...
Possuir o imóvel como dono. ...
Justo título. ...
Boa-fé ...
Prazo da posse. ...
Imóvel de até 250m² ...
Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.
Mais itens...•21 de jun. de 2021
É possível usucapir bem de herança?
Herdeiro pode pleitear usucapião extraordinária de imóvel objeto de herança. ... Contudo, em que pese a regra seja transmissão dos bens a todos os herdeiros, existe a possibilidade de um dos herdeiros usucapir o referido bem, desde que preencha os requisitos do procedimento de usucapião.
Quem tem direito ao usucapião extraordinário?
Segundo o artigo 1.238 do Código Civil, a usucapião extraordinária pode ser reconhecida para aquele que exercer, durante 15 anos, a posse mansa, pacífica e ininterrupta da área. Ele poderá pedir ao juiz que declare a propriedade por sentença, a qual servirá de título para o registro no cartório de imóveis.
Quais são os tipos de usucapião?
Quais são os tipos de usucapião?
Usucapião Extraordinária. A usucapião Extraordinária diz respeito aos Bens Imóveis, previsto pelo Código Civil. ...
Usucapião Ordinária. ...
Usucapião Rural. ...
Usucapião Urbana. ...
Usucapião coletiva. ...
Usucapião Familiar. ...
Usucapião de Bens Móveis.
O que pode prejudicar a prescrição aquisitiva da usucapião?
Falência interrompe prazo de 20 anos para aquisição de propriedade por usucapião. A decretação de falência interrompe o curso da prescrição aquisitiva de propriedade de massa falida, visto que o possuidor, seja o falido ou terceiros, perde a posse pela incursão do Estado na sua esfera jurídica.
Quais as posses que poderão gerar a prescrição aquisitiva?
Eles dizem respeito, respectivamente, a que o possuidor deve agir com ânimo dono e que o bem deve ser apto à usucapião. Nesse passo, qualquer imóvel particular, seja urbano ou rural, pode ser objeto de prescrição aquisitiva, salvo quando houver desrespeito à metragem mínima estipulada por lei federal.
Quando cabe usucapião extrajudicial?
O pedido de usucapião extrajudicial deve ser feito por aquele que tem a posse atual do imóvel. Eventualmente, o imóvel pode estar na posse de mais de uma pessoa – cônjuges, irmãos, sócios, por exemplo. Cada um deles pode requerer a usucapião extrajudicial.