A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
Diante da gravidade desse quadro e do potencial de causar cegueira, uma das maiores preocupações é saber se o glaucoma ocular tem cura. Até o momento, não há nenhuma técnica capaz de reverter esse problema ou impedir, de maneira definitiva, que ele continue acontecendo.
Geralmente, os olhos normais (sem glaucoma) apresentam pressão entre 10 a 21 mmHg, e é determinada facilmente pelo médico oftalmologista com um exame chamado Tonometria. Porém, muitos pacientes com pressão "normal" (16 mmHg por exemplo), podem desenvolver glaucoma.
Um glaucoma bilateral é o que acomete os dois olhos ao mesmo tempo; ele aparece na fase adulta. É especialmente assintomático e, por ser gradual, é perceptível apenas quando o nervo óptico está bastante lesionado.
Veja alguns exemplos de drogas contraindicadas para glaucoma de ângulo fechado: – Broncodilatadores (remédios para asma, bronquite ou enfisema); – Antidepressivos (ex: fluoxetina, prozac,…).
Dra. Olá, O glaucoma é o aumento da pressão dos olhos que leva a dano do nervo óptico e perda da visão. A necessidade dos óculos é a correção do tamanho dos olhos, portanto são coisas independentes.
A neurite óptica também pode ser causada por: Infecções como encefalite viral (principalmente em crianças), meningite, sífilis, sinusite, tuberculose e pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) Disseminação de um tumor canceroso ao nervo óptico.