Plástico (Vermelho) Itens: garrafas, embalagens de produtos de limpeza; potes de cremes e xampus; tubos e canos; brinquedos; sacos, sacolas e saquinhos de leite; papéis plastificados, metalizados ou parafinados, como embalagens de biscoito.
Papel e papelão (Lixeira de reciclagem azul) Descarte jornais, revistas, papeis em geral, caixas de papelão e embalagens longa-vida, picotando-os para facilitar a reciclagem.
Geralmente, as lixeiras são: azul para papel ou papelão; vermelho: plástico; verde: vidro; amarelo: metal; preto: madeira; laranja: resíduos perigosos (como pilhas e baterias); roxo: lixo radioativo; marrom: lixo orgânico e cinza: lixo não reciclável.
Abaixo, confira algumas dicas do que pode ser encaminhado para a coleta seletiva e o que deve ir para o lixo comum: Papel: O que recicla - Papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, listas telefônicas, livros.
VERDE: Vidro (Verde) – frascos, garrafas; vidros de conserva. Dicas: lave-os com água de reúso e retire as tampas. AMARELO: Metal (Amarelo) – latinhas de cerveja, refrigerante e sucos; esquadrias e molduras de quadros. Dicas: latas devem ser amassadas ou prensadas para facilitar o armazenamento.
São inúmeros objetos de metal que podem ser despejados nas lixeiras de cor amarela, tais como latas de refrigerantes, cervejas e sucos, que são de metal, embalagens de produtos enlatados, como latas de milho, molho de tomate, sardinha, etc, tampas de metal de garrafas de vidro e outros tipos de produtos metálicos.
PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Conheça as cores da coleta seletiva separe seu lixo do jeito...
Afinal, quais são as cores para coletores e lixeiras para coleta seletiva?
De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, existem dez cores de lixeiras para cada tipo de resíduo. AZUL: Papel e papelão – jornais, revistas, impressos em geral; caixas de papelão e embalagens longa-vida.
O lixo orgânico também é reciclável e pode ser transformado em adubo de alta qualidade. ... O processo que transforma lixo orgânico (frutas, verduras, legumes, folhas secas, serragem, entre outros) em adubo chama-se compostagem, um material orgânico parecido com terra, extremamente rico em nutrientes.
O que é considerado lixo orgânico? Pode ser classificado como resíduo orgânico qualquer material de origem animal ou vegetal, e materiais que já foram utilizados. Portanto, entram nesse grupo resíduos de alimentos (como restos de carnes, frutas e vegetais).
Como o lixo orgânico pode ser reciclado? Existem duas formas de reciclar o lixo orgânico: a compostagem, gerando adubo para ser usado em plantações, e por meio da produção de biogás. O processo de compostagem pode ser definido como a reciclagem de matéria orgânica.
O lixo orgânico é o lixo que pode ser transformado em composto orgânico, ou seja, virando adubo através de um processo de compostagem, podendo ser usado em hortas e jardins devido ao seu alto índice de nutrientes. ... A diferença entre lixo orgânico e inorgânico é basicamente a origem dos materiais descartados.
Resposta. Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. ... Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc.
A técnica de compostagem consiste basicamente nisso: transformar resíduos orgânicos em um tipo de adubo, que pode ser usado diretamente nas plantas de casa. O jeito mais fácil de fazer isso é usando uma composteira própria - também conhecida como "minhocário caseiro", que é composta por três caixas empilhadas.
1 - Separe três caixas plásticas escuras, sendo uma com tampa, para compor os andares da sua composteira. 2 - Reúna cerca de 100 minhocas. 3 - Empilhe as três caixas. 4 - Faça pequenos furos nos dois primeiros andares para o resíduo orgânico diluído cair e as minhocas se movimentarem.
Aprenda a fazer uma composteira caseira
Comece o processo