A banca examinadora é responsável por organizar todo o concurso público, desde a criação do edital, inscrições e locais da avaliação, além da aplicação e correção das provas.
O CEBRASPE se utiliza do “Método Cespe”: as questões são elaboradas no formato “certo ou errado”, havendo a anulação de questões certas pelas erradas. Via de regra, para cada questão certa, o candidato recebe 1 ponto, e, para cada errada, perde 1 ponto.
As provas são formadas por questões de múltipla escolha com cinco alternativas como opção de resposta, mas o grande diferencial da CESPE – e o que traz o pavor da maioria dos candidatos – são as questões que você precisa escolher entre marcar certo ou errado.
Rodrigo Menezes para fazer provas do Cespe:
Depois de marcar todo o gabarito, conte quantas questões foram marcadas como certo e quantas foram marcadas como errada. Se, por exemplo, das 120 questões existirem 10 sem marcar, 50 certas e 20 erradas, podemos dizer que há uma grande chance de essa questão, a qual você ficou com dúvida, ser errada a resposta.
De acordo com o novo edital do TJ-AM, para sabermos a pontuação positiva, ou seja, a pontuação dos acertos da prova de Conhecimentos Básicos, será necessário dividir 40 (número total de questões da prova) por 40 menos o número de questões anuladas na prova de Conhecimentos Básicos, o qual a Cespe chamou de “n1”.
7 passos para acompanhar o resultado de um concurso
Para calcular sua possível classificação você deve usar alguns critérios, tais como: