EQST

O Que Antnomia?

O que é Antônomia?

Antonímia – relação que ocorre quando diferentes palavras e expressões possuem sentidos opostos, ou seja, são antônimas.

O que é antinomia na Bíblia?

O antinomianismo, termo cunhado por Martinho Lutero, do grego ἀντί, "contra" + νόμος, "lei", é definido como uma declaração que, sob a dispensação do evangelho da graça, a lei moral é de nenhum uso ou obrigação, porque somente a fé é necessária para a salvação.

O que são antinomias aparentes e reais?

Antinomia aparente: situação em que há meta-critério para solução de conflito. Antinomia real: situação em que não há meta-critério para solução de conflito, pelo menos inicial, dentro dos que foram anteriormente expostos.

O que são antinomias e como elas são solucionadas?

Antinomia - O conflito aparente de normas e seus critérios de resolução. Os conflitos de normas ocorridos durante o processo de interpretação denominam-se Antinomias. Esses problemas podem ser solucionados através da aplicação de três critérios: hierárquico, cronológico e da especialidade.

O que é antinomia de primeiro grau?

- Antinomia de 1º grau: conflito de normas que envolve apenas um dos critérios acima expostos. - Antinomia de 2º grau: choque de normas válidas que envolve dois dos critérios antes analisados.

O que é o princípio da especialidade no Direito Administrativo?

Princípio da Especialidade. O princípio da especialidade reflete a ideia de descentralização administração, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas. Decorre, ademais, dos princípios da legalidade e da indisponibilidade o interesse público.

Quais os livros próprios do registro de imóveis?

- Com a vigência da nova Lei, ficou exigido no registro de imóveis os seguintes livros (Art. 173 LRP): - LIVRO 1 - Protocolo Geral; - LIVRO 2 - Registro Geral; - LIVRO 3 - Auxiliar; - LIVRO 4 - Indicador Real; - LIVRO 5 - Indicador Pessoal Livro de Registro de Imóveis rurais adquiridos por estrangeiros.

O que diz o princípio da rogação ou instância?

Princípio da instância, também chamado princípio da rogação, consiste em regra do direito registral segundo a qual todo procedimento de registros públicos somente se inicia a pedido do interessado, vale dizer, os Registradores não podem agir de ofício. Tal regra está prevista no artigo art. 13 da Lei 6.

Quais são as principais funções dos registros de imóveis?

A função de um cartório de registro de imóveis é bastante simples: realizar o arquivamento do histórico completo dos imóveis, registrando todos os dados de propriedade de maneira segura e autêntica. Dessa maneira, qualquer pessoa que precise de informações de um imóvel, tem um lugar confiável e seguro para consultar.

Quais as funções de um cartório?

Os cartórios de registro de títulos e documentos têm funções diversas. Promovem o registro de documentos gerais, como contratos que têm por objetos bens móveis. É, também, o responsável por fazer notificações extrajudiciais, como as de cobrança, por exemplo.