O que anamnese de gestante? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Esse processo é desenvolvido em várias etapas: inicialmente, é feita a anamnese, em que são registradas a história pregressa das gestantes, incluindo antecedentes obstétricos, data da última menstruação (DUM); informações sobre a movimentação fetal; dados referentes à evolução da gestação atual; e exame físico ...
Como avaliar a gestante?
A avaliação será feita segundo os indicadores construídos a partir dos dados registrados na ficha perinatal, no cartão da gestante, nos mapas de registro diário da unidade de saúde, na informação obtida através da referência e contra- referência e no sistema de estatística de saúde do estado.
O que deve ser avaliado no exame físico da gestante?
No exame físico, são indispensáveis os seguintes procedimentos: avaliação nutricional (peso e cálculo do IMC), medida da pressão arterial, palpação abdominal e percepção dinâmica, medida da altura uterina, ausculta dos batimentos cardiofetais, registro dos movimentos fetais, realização do teste de estímulo sonoro ...
Qual a sequência da palpação obstétrica?
- Posicionar-se à direita da gestante; - 1º Tempo: com as mãos espalmadas, procurar envolver o fundo uterino, a fim de ter idéia de sua altura e identificar o polo (Nádegas ou cabeça fetal), que o ocupa; - 2º Tempo: Proceder a pressões e contrapressões sobre os flancos, a fim de identificar a dorso e os membros fetais.
Como fazer exame obstétrico?
Técnicas do Exame Obstétrico No primeiro trimestre da gestação, a paciente pode ser examinada deitada. Nos trimestres posteriores, a paciente deve adotar a posição semissentada com os joelhos flexionados. Essa posição é mais confortável e reduz o peso do útero gravídico na aorta descendente e veia cava inferior.
Quais são os exames solicitados no Pré-natal?
Os exames são:
Altura do útero;
Ultrassom morfológico;
Urina e urocultura;
Hemograma;
Glicose;
VDRL;
Toxoplasmose;
Fibronectina fetal.
Mais itens...•23 de nov. de 2020
Como fazer a palpação para saber se o bebê encaixou?
Para saber se o bebê encaixou, o médico pode fazer uma palpação do abdômen, para verificar se a cabeça começou a encaixar. Se três ou quatro quintos da cabeça se sentirem acima do osso púbico, o bebê não está encaixado, mas se se sentir apenas um quinto, significa que o bebê já está profundamente encaixado.