EQST

O Que Achado Semiologico?

O que é achado Semiologico?

A semiologia, ou propedêutica, é a parte da farmácia, biomedicina, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia, enfermagem e nutrição relacionada ao estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas.

O que é circulação colateral abdominal?

Circulação colateral Circulação colateral corresponde a um achado em que é possível visualizar a vascularização do abdome, por conta de um obstáculo na circulação venosa.

Qual a importância da circulação portal?

Um sistema porta ou sistema venoso portal ocorre quando um leito capilar drena e passa a outro leito capilar sem passar pelo coração. Tanto os leitos capilares quanto os vasos sanguíneos que se conectam a eles são considerados parte do sistema venoso portal.

Como é a circulação pulmonar?

Circulação pulmonar Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão.

O que é circulação colateral tipo porta?

Circulação colateral tipo porta na parede abdominal nos indica que exis- te hipertensão no ramo esquerdo da veia porta. A circulação colateral deve ser diferenciada da circulação colateral tipo cava inferior, quando o sangue é desviado para o território da veia cava superior.

Como ocorre o processo da circulação colateral?

A circulação colateral é um tipo de circulação onde há comunicação (anastomose) entre artérias e veias entre si que, servem como desvio para o fluxo sanguíneo, ou seja, são canais opcionais de fluxo sanguíneo. Podem ser em maior ou menor número, dependendo da região do corpo.

Qual a importância da veia porta?

A função é absorver todo o sangue do trato digestivo, baço, pâncreas e vesícula biliar, e transportá-lo para o fígado. Ou seja, o sangue que flui é preenchido com as substancias recentemente ingeridas. Embora seja um sistema formado por múltiplas veias tributárias, esse sistema porta oferece oxigênio para o fígado.

O que é circulação colateral por que ocorre no paciente Hepatopata?

Os vasos colaterais portossistêmicos desviam o fluxo venoso portal que iria para o fígado. Portanto, menos fluxo sanguíneo alcança o fígado quando ocorre aumento do fluxo portal (reserva hepática diminuída).

O que pode ocorrer com paciente portador de obstrução portal?

Quando há obstrução ao fluxo portal, o sangue começa a se acumular em leitos vasculares que normalmente drenam para a veia porta. A congestão omental contribui para a formação da ascite. O seqüestro sangüíneo pelo baço causa esplenomegalia e hiperesplenismo, com trombocitopenia, neutropenia e anemia.

O que é circulação Hipercinética?

Segundo, a vasodilatação esplâncnica ocorre com um aumento associado do influxo esplâncnico. Essas mudanças levam ao desenvolvimento de uma circulação sistêmica hipercinética. Quando há obstrução ao fluxo portal, o sangue começa a se acumular em leitos vasculares que normalmente drenam para a veia porta.

O que é circulação Hiperdinamica?

A circulação hiperdinâmica é caracterizada por diminuição da resistência vascular pe- riférica, diminuição da pressão arterial média, expansão do volume plasmático, aumento do fluxo sanguíneo es- plâncnico e aumento do débito cardíaco.

Quais os três tipos de circulação humana?

Tipos de circulação sanguínea
  • Circulação aberta e fechada.
  • Circulação simples e dupla.
  • Na circulação dupla, podemos observar a circulação pulmonar e a sistêmica.
  • Circulação completa e incompleta.