As plantas precisam de água, sais minerais, ar, luz e calor para viver. ... As plantas, através de suas raízes, absorvem água e sais minerais. Através das folhas ou caule, absorvem gás carbônico e energia da luz, para transformá-los em alimento (fotossíntese).
Estes nutrientes são encontrados no ar e água. Em um processo chamado fotossíntese, as plantas usam a energia do sol para mudar o dióxido de carbono (CO 2 – carbono e oxigênio) e água (H 2 O-hidrogênio e oxigênio) em amidos e açúcares. Estes amidos e açúcares são alimento da planta.
Independentemente da água e do gás carbônico, as plantas necessitam dos seguintes elementos minerais para seu pleno desenvolvimento: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.
A folha é um órgão vegetal que faz parte das plantas terrestres. Ela surge do caule e nela é realizada a fotossíntese, ou seja, onde o alimento para as plantas é produzido. Além disso, as folhas libertam o oxigênio necessário para a respiração dos seres vivos. É justamente essa a sua principal função.
As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta. ... Há folhas, como as das pteridófitas, que se dividem em folíolos e abrigam os esporângios, responsáveis pela sua reprodução.
A principal função do xilema é garantir que a água e os sais minerais sejam levados da raiz para outras partes do vegetal, de maneira eficiente.
O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados.
O xilema apresenta células cilíndricas que formam tubos ao longo da planta. Esse vaso condutor faz o transporte de água e sais minerais no sentido da raiz para as folhas. O xilema, ou lenho, são vasos – denominados de vasos lenhosos – que conduzem água e sais minerais da raiz para as folhas.
As células-guarda dispõem-se no estoma com as concavidades voltadas uma para a outra, de forma a delimitar o ostíolo. Estas células são estruturalmente diferentes das outras células epidérmicas. ... Esta característica possibilita o fecho ou abertura do estoma em função do seu grau de turgescência.
Nas plantas vasculares existem sistemas de transporte especializados na condução e distribuição das substâncias. A água, os sais minerais e os líquidos nutritivos são transportados em vasos condutores denominados xilema e floema. A sua principal função é a condução de água e sais minerais. ...
Existem dois tipos de vasos condutores, os do floema, por onde circula a seiva elaborada, e os do xilema, que transportam a seiva bruta.
Resposta. Vasos condutores são os que levam os sais minerais, água e nutrientes para a planta, logo, quanto maior eles são, maior é a planta.
Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue no organismo, podem ser divididos, conforme sua estrutura e função, em três tipos: artérias, veias e capilares. Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue por todo o organismo, podem ser divididos em três tipos: artérias, veias e capilares.
Verificado por especialistas. Tradicionalmente nos livros de medicina e biologia as artérias são representadas na cor vermelha e as veias na cor azul. ... a) Chamam-se artérias. A sua função é transportar sangue do coração para os tecidos e órgãos do corpo, sob alta pressão.
Qual das seguintes afirmações sobre os vasos sanguíneos é verdadeira? O pulso é a expansão e a retração elástica de uma veia após a contração e relaxamento do ventrículo direito. As paredes arteriais são geralmente mais espessas do que as paredes das veias. As veias transportam sangue a partir do coração.