Por esfera jurídica entende-se o conjunto de direitos e vinculações de que certa pessoa é titular e a que está adstrita em determinado momento.
Conjunto organizado de conhecimentos sobre um assunto.
O conceito de conhecimento abrange diversas esferas e se encontra presente no mundo dos negócios, das ciências, da educação, da religião e da política. ... Ao contrário das crenças e opiniões, de acordo com Platão, o conhecimento é aquilo que é essencialmente verdadeiro (episteme).
As palavras presentes no poema que fogem dessa tradicionalidade seriam: "caveira", "verme", "sepulcro" e "podridão". Pois as mesmas fogem desse caráter mais nobre e formal. Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta: Palavras como teleológica, bactéria, antropomorfismo, hidrópicos, vísceras, que pertencem à esfera filosófica e científica (biologia, microbiologia). b. O que aproxima os dois poemas quanto à forma? Resposta: Os dois poemas são sonetos e os versos são decassílabos.
Qual dos dois poemas tem uma abordagem mais abrangente ou universal? Resposta completa: O poema de Drummond tem uma relação mais universal, pois “José” pode representar todos os seres humanos.
Resposta. Explicação: Pois ele apresenta mais regras, como por exemplo, o número de estrofes e de versos e ás rimas.
b) O poema que tem uma linguagem mais elevada é "Soneto de separação", com emprego de termos mais rebuscados, como "pranto" e "bruma". Já o poema "Pátria Minha" tem linguagem mais simples e coloquial, com emprego de termos mais informais, como "bicho triste" e "patriazinha".
Resposta: introspecção, meditação e prática, na busca a iluminação individual dos seres humanos. impossibilitando a completude da fruição. O poema cria imagens e as imagens fazem parte do poema, o conceito de poesia visual amalgama literatura e artes visuais.
c) O efeito de sentido decorrente do emprego de polissíndeto em “Antes, e com tal, e sempre, e tanto” é o de reiteração e gradação, mostrando intensificação do sentimento.
Que sentimentos ele revela ter nesse momento? Resposta: Sentimentos como surpresa ("espanto"), sofrimento ("pranto", "drama"), tristeza ("triste"), solidão ("sozinho").
Embora tenha utilizado uma linguagem simples e direta em vários de seus sonetos, Vinícius aproximou a linguagem do Soneto de separação à linguagem romântica, com versos permeados por metáforas e que idealizam o amor e a mulher amada.
5. Como o nome sugere, o "Soneto de separação" tem como tema a separação. De que tipo de separação trata o poema? Resposta: De uma separação amorosa, conforme indica o verso "E das bocas unidas fez-se a espuma".
Resposta:O. poema Soneto de separação, foi escrito por Vinícius de Moraes, como o nome diz é um soneto possui forma fixa e regular, formado por quatro estrofes, quatorze versos, dois quartetos e dois tercetos.
“que dos olhos desfez a última chama” é uma oração subordinada: a)substantiva subjetiva.
A figura de linguagem que permeia todo o poema é a antítese, marcada pela oposição de palavras. Essa figura ajuda a expressar o drama vivido pelo eu-lírico na medida em que opõe dois momentos: o antes e o depois da separação.
“Fez-se da vida uma aventura errante.” Qual é a figura de linguagem existente nos trechos destacados? ... 4 – Aliteração é um recurso de linguagem construído a partir da repetição de um mesmo fonema consonantal. Releia a 1ª estrofe da poesia e verifique se nela há aliteração.