EQST

Em Que Espaço Ocorre O Hematoma Subdural?

Em que espaço ocorre o hematoma subdural?

O hematoma subdural ou hemorragia subdural é a acumulação de sangue nos espaços meníngeos. Na sequência de um traumatismo craniano com lesão das pequenas veias que atravessam o espaço subdural, a hemorragia tem lugar entre a aracnoide que envolve o cérebro e a dura-mater que está em contato com o crânio.

O que é um hematoma Extradural?

Hematoma extradural ou epidural (HED) é definido como uma coleção sanguínea entre a dura-máter e a tábua óssea interna e é considerado uma emergência neurocirúrgica1-3. Corresponde a cerca de 1% das admissões por traumatismo craniano (TCE) sendo mais comum em homens do que em mulheres (4:1)3-5.

Como diferenciar hematoma Extradural e subdural?

Estas podem resultar em uma bolsa de sangue entre o crânio e camada externa de tecido que cobre o cérebro. Esta bolsa de sangue é chamada um hematoma epidural. Pode também se formar uma bolsa de sangue entre a camada externa e camada média de tecido. Esta bolsa de sangue é chamada um hematoma subdural.

Qual artéria é lesada no hematoma Extradural?

Os hematomas epidurais ou extradurais ocorrem mais comumente por fratura da porção escamosa do osso temporal, em cuja face interna corre (em um sulco) a artéria meníngea média. Uma lesão desta causa um hematoma entre o osso e a dura-máter, de formação rápida, porque a pressão no vaso é arterial.

O que é Extradural?

[ Anatomia ] Que ocorre ou se situa no exterior da dura-máter (ex.: hematoma extradural).

Quais as diferenças entre trauma mínimo moderado e grave?

A classificação de gravidade do trauma (tabela 3) de acordo com a ECG modificada da classificação inicial de Stein se divide em: mínima – 15 pontos, sem perda de consciência ou amnésia; leve – 14 ou 15 pontos mais amnésia ou breve perda de consciência; moderada – 9 a 13 pontos ou perda de consciência superior a 5 ...

Como avaliar um TCE?

Na avaliação dos pacientes com TCE, escores de 3 a 8 indicam TCE grave, de 9 a 12, moderado e 13 a 15, leve5,22,29,30,38. Nos últimos vinte anos, para uma avaliação da gravidade do trauma em pacientes traumatizados, foram idealizados além da ECGl, índices cujos critérios são de base anatômica 2,37.

O que causa hematoma subdural agudo?

O traumatismo craniano é a causa mais comum de hematoma subdural agudo (HSDA), estando a maioria dos casos relacionada a acidentes automobilísticos, quedas e agressões. Os pacientes com atrofia cerebral significativa são os de mais alto risco para hematoma subdural.

Quando operar hematoma subdural?

O tratamento varia de acordo com o tamanho do hematoma e dos sintomas apresentados. O especialista afirma que, em casos menos graves, pode ser feito apenas um acompanhamento do hematoma e o uso de medicações. Entretanto, a cirurgia pode ser necessária quando o paciente já tem sintomas como fraqueza de um lado do corpo.

Onde é o hematoma epidural?

Hematoma epidural refere-se ao acúmulo sanguíneo entre a dura-máter e a calvária. Ocorre devido a trauma agudo na regiao da cabeça. Acomete principalmente o osso temporal, mais delgado especialmente em sua porção escamosa.

Qual o principal vaso sanguíneo que pode causar hematoma epidural?

Portanto, a hemorragia da artéria meníngea média causa o hematoma epidural, com descolamento da dura-máter craniana do estojo ósseo interno e acúmulo de sangue entre a parte interna do crânio e a dura-máter.

O que é uma hemorragia epidural?

Hematoma epidural refere-se ao acúmulo sanguíneo entre dura-máter e calvária. Acomete principalmente o osso temporal, mais delgado e que quando fraturado lesiona a artéria meníngea média formando hematomas.

O que é hematoma epidural agudo?

O hematoma epidural (HE) é o acúmulo de sangue que ocorre entre a tábua óssea interna do crânio e a dura-máter cerebral4,22. A mortalidade associada com HE varia entre 5% a 10% dos casos5,9. O óbito geralmente é decorrente de parada respiratória pela hérnia uncal que comprime o mesencéfalo4.

O que é traumatismo menores?

O trauma mínimo ocorre quando o paciente não apresenta alterações focais no exame neurológico, escala de coma de Glasgow: 13-15, sem evidências de fraturas. Atenção especial deve ser dada a crianças menores de 2 anos pela ocorrência de fraturas e lesões graves na ausência de alterações clínicas.

Quais as complicações do TCE?

As complicações mais comuns que acometem as vítimas do TCE incluem o edema cerebral, laceração de vasos, fístula liquórica, hidrocefalia, convulsões, epilepsia, formação de abscesso cerebral, rinorréia e otorréia liquórica, lesão de nervos, hematomas que podem criar lesões expansivas adicionais, infecções como: ...

Como atender um paciente TCE?

O atendimento inicial em vítimas de TCE, feita pelo enfermeiro consiste em realizar avaliação primária, de acordo com o protocolo o enfermeiro deve garantir permeabilidade das vias aéreas, estabilização da coluna cervical, oferecer oxigênio para uma ventilação adequada, monitorar circulação e avaliar precocemente a ...

Qual a escala do TCE?

Na avaliação dos pacientes com TCE, escores de 3 a 8 indicam TCE grave, de 9 a 12, moderado e 13 a 15, leve5 , 2 2 , 2 9 , 3 0 , 3 8 .

O que é hematoma subdural agudo?

Os hematomas subdurais ocorrem quando uma veia se rompe entre o crânio e a superfície do cérebro. Quando uma pessoa sofre uma lesão cefálica grave, essa área pode se encher de sangue e causar sintomas com risco à vida. Isso é chamado de hematoma subdural agudo.

O que é HSD agudo?

Hematoma subdural agudo: O hematoma subdural (HSD) agudo traumático está entre a lesões mais letais causadas pelo TCE e ocorre em 10 a 20% dos traumas graves.

Quanto tempo dura uma cirurgia de hematoma subdural?

O tempo médio pode variar de 30 a 60 minutos. Em alguns casos, com hematomas pequenos pode ser mais rápido ou em outros em que o sangramento demora cessar, pode se prolongar um pouco mais.