O Scrum foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber em 1995, e apresentado na conferência Ospsla em Austin no Texas. Neste mesmo ano foi publicado o artigo “SCRUM Software Development Process”. Os autores herdaram o termo “Scrum” do artigo “The New Product Development Game”, publicado por Takeuchi e Nonaka em 1986.
Ken Schwaber
Ken Schwaber
O Scrum Master é responsável por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado. O Scrum Master faz isso para garantir que o Time Scrum adere à teoria, práticas e regras do Scrum. O Scrum Master é um servo-líder para o Time Scrum.
São eles, o Product Backlog, o Sprint Backlog, o Incremento e a Definição de Pronto. Ao contrário do que a crença popular acredita, os artefatos Kanban, Planning Poker, Burndown Chart e muitos outros não fazem parte do framework Scrum, embora sejam popularmente usados em conjunto.
Segundo o The Scrum Guide, o framework Scrum possui apenas 3 artefatos oficiais: Product Backlog, Sprint Backlog e o Incremento.
Os quatro eventos scrum são: Planejamento de sprint. Reunião diária. Revisão do sprint. Retrospectiva do sprint.
Eventos do Scrum
3.
Olá amigos, Temos um mantra no mundo Agile que é o foco em seus três pilares: Transparência, Inspeção e Adaptação....São eles:
Em meados de 2016 o Scrum Guide foi atualizado e foram adicionados os valores: Coragem, Foco, Comprometimento, Respeito e Abertura. Segundo Ken Schwaber e Jeff Sutherland, criadores do Scrum, são esses valores que darão vida aos pilares do scrum: Transparência, Inspeção e Adaptação.
Agora vejamos as etapas do processo:
Agora sim, confira o passo a passo simplificado.
O que é a metodologia Scrum Trata-se de um método de trabalho realizado a partir de pequenos ciclos de atividades dentro de um projeto. Cada ciclo de atividade é planejado previamente e se chama Sprint, composto por um período de tempo predefinido em que as tarefas devem ser realizadas pela equipe.
O Scrum pode ser aplicado a qualquer trabalho em equipe, onde um grupo de pessoas trabalham juntas por um mesmo objetivo final.
O método científico engloba a observação de um fato; elaboração de uma “pergunta” acerca desse fato, com base em uma teoria que precisa ser explicada; e formulação de uma hipótese, consistindo em possíveis respostas testáveis para esta pergunta.
É importante ressaltar que o Scrum não é somente para programadores e desenvolvedores. Ele pode ser utilizado por qualquer equipe de uma organização que tenha um projeto a ser colocado em prática.