EQST

Como Usar O Ondas Curtas Na Fisioterapia?

Como usar o ondas curtas na fisioterapia?

As ondas curtas têm um efeito bastante positivo sobre o tecido muscular, provocando um relaxamento da musculatura, facilitando a transmissão nervosa e por meio da vasodilatação, que promove a captação das toxinas produzidas durante o esforço muscular.

Para que serve o microondas na fisioterapia?

As Micro-ondas são usadas na prática fisioterapêutica pelo seu conhecido efeito térmico-analgésico; Segundo Low e Reed (2001) estas radiações são indicadas para aquecimento superficial de tecidos como músculos e articulações superficiais como o punho e face anterior do joelho.

Quais diferenças entre o microondas e o ondas curtas?

As micro-ondas geram mais calor nos tecidos com alta condutividade elétrica (músculos), entretanto, essa radiação penetra menos profundamente do que a diatermia indutiva por ondas curtas.

Para que serve o aparelho de ondas curtas na fisioterapia?

Aparelho de Ondas Curtas p/Fisioterapiaque produz calor profundo utilizado em tratamentos pós-fratura, contusões, mialgias, lombalgias, etc. auxiliando o aumento de fluxo sanguíneo, alívio das dores e espasmos musculares, diminuição da rigidez articular, resolução da inflamação.

Para que serve a diatermia?

A diatermia por ondas curtas é uma técnica bastante conhecida no universo da fisioterapia. Ela produz um calor profundo, que ajuda no tratamento de vários tipos de lesões e problemas, reduzindo as dores e devolvendo as funções normais dos pacientes.

Quais são os efeitos do Micro-ondas?

Como as microondas podem afetar a saúde Caso a radiação microondas fosse liberada em altos níveis, poderia causar aquecimento dos tecidos do corpo humano e até dificultar a circulação de sangue em locais mais sensíveis como os olhos ou os testículos, por exemplo.

Como funciona a diatermia por ondas curtas?

A diatermia por ondas curtas é um aparelho que usa uma radiação não-ionizante da porção de frequência de rádio do espectro eletromagnético para produzir calor, que é enviado aos tecidos mais profundos do nosso corpo. Geralmente, a banda de radiofrequência gira em torno dos 27 MHz.

Como a energia é utilizada na fisioterapia?

As correntes de estimulação elétrica, iontoforese e biofeedback, utilizam energia elétrica. O ultrassom e a terapia por ondas de choque extracorpóreas utilizam energia sonora. A compressão intermitente, a tração e a massagem utilizam energia mecânica (Tabela 1.1).

Quais as diferenças entre as ondas curtas contínuas e pulsadas?

As ondas do ultrassom podem ser aplicadas na fisioterapia de forma pulsada ou contínua. O ultrassom contínuo tem efeito térmico dominante, enquanto o efeito mecânico predomina no pulsado. O outro tipo de classificação do ultrassom diz respeito à frequência, o que será melhor especificado adiante no texto.

Quanto custa um aparelho de ondas curtas?

thermopulse compact ibramed - aparelho d... R$ 5.880,00 +5% de desconto em 1x no cartão ou boleto.

O que significa diatermia e de que maneira ela pode ser usada?

A diatermia por ondas curtas é uma técnica bastante conhecida no universo da fisioterapia. Ela produz um calor profundo, que ajuda no tratamento de vários tipos de lesões e problemas, reduzindo as dores e devolvendo as funções normais dos pacientes.

O que é um aparelho de diatermia?

O aparelho de diatermia por ondas curtas consiste em um circuito gerador de ondas senoidal que produz uma corrente com frequência de 27,12 MHz e um circuito ressonante que pode ser sintonizado exatamente na mesma frequência.

O que é oc fisioterapia?

O aparelho de ondas curtas (OC) é um recurso amplamente utilizado por fisioterapeutas, sendo uma técnica que utiliza radiação não ionizante na faixa de 27,12MHz, para converter energia eletromagnética de alta freqüência em energia térmica no corpo humano.

O que são ondas curtas e longas?

Como a atmosfera é bastante transparente à radiação solar (ondas curtas) e mais absorvente para radiação terrestre (ondas longas), a Terra é a maior fonte de calor para a atmosfera. ... Portanto, a superfície da Terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do Sol.