Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
Quatrocentos e sessenta e seis vírgula seis seis seis seis seis sete.
Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica, podemos também utilizar um método prático. Quando a dízima for simples, o numerador será igual a parte inteira com o período menos a parte inteira, e no denominador, a quantidades de "noves" igual ao número de algarismo do período.
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Uma dízima periódica é um número que quando escrito no sistema decimal apresenta uma série infinita de algarismos decimais que, a partir de certo algarismo, se repetem em grupos de um ou mais algarismos, ordenados sempre na mesma disposição e chamados de período.
Coloca-se o período no numerador da fração e, para cada algarismo dele, coloca-se um algarismo 9 no denominador. Nesse caso, temos uma dízima simples e a parte inteira diferente de zero. Aqui, a dica é um pouco diferente: para cada algarismo do período ainda se coloca um algarismo 9 no denominador.
é 8/9. Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números.
Resposta. - Multipliquei por 10 porque há apenas um número repetindo depois da vírgula (lembrando que isso vale somente para dizima simples).
Claro. O correio de voz da Claro se chama Claro Recado e pode ser acessado ligando *555. O cancelamento pode ser feito por SMS ou por ligação.
Resposta. termos correspondentes. y = 112/900 simplifique o máximo.
O número que se repete é 8, então, ele é o numerador. Já o nosso denominador vai ser 9. Logo: 8/9 é nossa fração geratriz.
Chamamos de x a fração geratriz procurada e dizemos: 100000x = 1121...
10 x = 6 + 0,666... é a fração geratriz da dízima periódica 0,6666... . Vejamos quando temos uma dízima periódica composta, como no caso de 0,03131…
Explicando: Numerador é o termo que se repete. Ex: se fosse 0,252525, numerado seria 25 como é 0,222 o numerador é 2. Ex: se fosse 0,252525, denominador seria 99 pq 25 tem 2 algorismos, como é 0,222 denominador ficou apenas 9 pois é o numero 2 que se repete.
é 3/9 ou 1/3.
(número decimal/com vírgula). 1 + 0,555... = 1,555... Então teremos: 1 + (5/9), esse resultado resultará na fração geratriz.
Resposta. Clívia: Então, a geratriz de 0,111... é um nono.