Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:
Gravidez: de acordo com a ginecologista, no exame é possível detectar, pois o útero pode assumir uma tonalidade azulada devido ao aumento do fluxo sanguíneo.
Sim, gestante pode fazer o Papanicolau. O exame geralmente faz parte de sua primeira consulta pré-natal para detectar células cervicais anormais no início da gestação.
Este exame, também conhecido como citologia cervicovaginal, é realizado durante a gravidez para identificar alterações no colo do útero. Para realizar um Papanicolau na gravidez, são coletadas células do colo uterino para análise em microscópio de sua aparência, como se formam e o seu funcionamento.
O papanicolau dói? Durante a realização do exame, algumas pacientes podem sentir um leve desconforto ou sensação de pressão no interior do útero durante a realização do exame em razão da introdução do espéculo e da coleta de material, mas geralmente o papanicolau não dói!