Lave as mãos com água e sabão sempre que for mexer a sonda. Sempre manuseie a sonda cuidadosamente, evitando puxar ou empurrar o cateter, pois esses movimentos podem machucar a bexiga ou a uretra do paciente. O saco coletor da sonda precisa ser esvaziado sempre que atingir metade de sua capacidade.
Os cuidados são basicamente os mesmos dos usos de sondas, com a particularidade que o Uripen deve ser retirado para higiene uma vez ao dia. O cuidado com a higiene das mãos de quem executa o procedimento e do meato uretral é fundamental. É recomendado o uso de luvas de procedimento.
O uripen é um cateter ou sonda externa feita de borracha fina (látex atóxico), também conhecida como sonda de camisinha (extremidade afunilada e reforçada), sendo uma forma eficaz de coletar urina em homens, que apresentam incontinência urinária.
Pode-se também utilizar um recipiente limpo de boca larga, tomando cuidado para não contaminar as fezes com a urina ou água do vaso sanitário. Com a pazinha, colher uma porção de fezes e colocar no frasco coletor. Se o paciente usar fralda pode-se colher com pazinha diretamente da fralda também.
A irrigação vesical contínua tem a finalidade de instalação de solução para lavagem contínua da bexiga, para remoção de coágulos no pós-operatório de ressecção endoscópica da próstata ou RTU da próstata, para tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP):
Como manter a sonda e o saco coletor limpos
Desobstrução de sonda vesical.
Assim, é necessário realizar a limpeza da sonda após o uso. Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.
Abrir a tampa da sonda e colocar a seringa de alimentação (100ml) no tubo da gastrostomia; Desdobrar a sonda e puxar lentamente o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que está dentro do estômago.