Cinco medidas para zerar o desmatamento no Brasil
Como evitar as queimadas e proteger o meio ambiente
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
As principais consequências do desmatamento são: Perda de biodiversidade; Exposição do solo à erosão; ... Contribuição para intensificação do efeito estufa, pois o desmatamento libera quantidades significativas de gases de efeito estufa.
O desmatamento da Amazônia contribui para o aumento do aquecimento global. ... O desmatamento favorece o empobrecimento do solo, os processos erosivos e também o assoreamento dos rios. A cobertura vegetal é fundamental para a manutenção dos solos e a preservação dos seus nutrientes.
O desmatamento proporciona uma série de prejuízos ao meio ambiente. Dentre eles está a perda da biodiversidade, a degradação do solo, redução da umidade do ar, o aterramento de rios e lagos e desertificação.
Sem árvores, as áreas anteriormente florestadas se tornariam mais secas e propensas a secas extremas. Quando a chuva chegasse, as inundações seriam desastrosas. A erosão maciça impactaria os oceanos, sufocando recifes de coral e outros habitats marinhos. Ilhas sem árvores perderiam barreiras contra o avanço do mar.
Os homens têm cortado muitas árvores principalmente pela pecuária e garimpo. São atividades que não são corretas, já que as árvores são essenciais para a biodiversidade, para o ar e vida do ser humano.
A primeira consequência do desmatamento é o comprometimento da biodiversidade, por causa da diminuição ou, mesmo, da extinção de espécies vegetais e animais. ... Com o desmatamento, há o risco dessas espécies serem destruídas antes de serem descobertas e estudadas.
Além de auxiliar na limpeza do ar, retirando o dióxido de carbono da atmosfera e liberando oxigênio, as árvores ajudam a diminuir a pressão arterial, frequência cardíaca, e outros sintomas relacionados ao stress. Não é novidade que as plantas desempenham um papel fundamental na manutenção do meio ambiente.
Muitas florestas acabam dessa maneira. Quando muitas árvores são derrubadas, o solo fica desprotegido. As plantas não nascem mais e com isso os animais que se alimentam de vegetais morrem.
As árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde. Elas absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de absorver ruídos e o barulho na cidade, como mostrou reportagem do Verdejando desta quarta-feira (4). ... Atualmente, a umidade é 7% menor do que na década de 1930.
Ajudam a evitar a erosão do solo; São responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar devido à evapotranspiração. As árvores das florestas liberam grande quantidade de água por evaporação, ajudando na formação das chuvas e regulação do clima; Fornecem sombra que ajuda a reduzir a temperatura do ambiente.
Reduzir o efeito do aquecimento global, as árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água, contribuem às correntes subterrâneas e à manutenção dos rios, a sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos e melhor purificação de ar.