A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
Enquanto o construcionismo social foca nos aprendizados que seriam criados por interações sociais de grupos, o socioconstrutivismo foca no aprendizado do indivíduo que acontece como resultado de sua interação com um grupo.
A prática construtivista ressalta a importância da interação no processo de aprendizagem, colocando o sujeito aprendente em relevo, reconhecendo a reciprocidade entre os interagentes e destes com seu ambiente (COLL, 1996).
Construtivista - Organiza a aprendizagem de acordo com as etapas do desenvolvimento mental. Privilegia atividades que levam o estudante a aprender a aprender. ... Sócio-interacionista - Similar ao construtivismo, com ênfase na dimensão sociocultural do estudante. Dá importância ao contexto em que se aprende.
Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método construtivista se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.
A concepção Interacionista de desenvolvimento apoia-se na ideia de interação entre organismo e meio e vê a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente graças às pressões do meio. ...
A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.
O que é sociointeracionismo? A proposta sociointeracionista ressalta a importância da interação do sujeito com o meio em que vive. Nessa teoria, o sujeito é aquele que forma o conhecimento através da interação com outras pessoas, durante o processo histórico, cultural e social pelo qual passa em sua vida.
Nesse sentido, a teoria interacionista da aprendizagem tentou estipular certos métodos e concepções de escola e de pedagogia, que pudessem priorizar justamente o estabelecimento de relações significativas entre as crianças, de acordo com as situações de aprendizagem propostas pelos professores.
Pioneiro na teoria interacionista, Piaget apresenta uma tendência “hiper construtivista” em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito, Vygotsky, teórico igualmente importante nessa abordagem, apresenta ênfase no aspecto interacionista, pois considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre ...
Ainda que esses autores compartilhem dos pressupostos interacionistas, as diferenças entre eles são grandes e não podem ser negligenciadas. Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados.
Portanto, Piaget define que a aprendizagem é realizada através da experiência, promovendo o progresso intelectual. Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934), psicólogo russo, responsável pela teoria da interação social (interacionista), que priorizava as relações como um recurso para o desenvolvimento cognitivo.
Pergunta 7 /1 Quanto a afirmação que Vygotsky e Piaget fazem sobre o papel da criança dentro do ambiente educacional, é incorreto dizer: Incorreta Ocultar outras opções 1. Cada participante pode expressar suas ideias e opiniões. ... A criança não deve ter papel ativo dentro da sala de aula.
Roda, roda, roda carrossel Gira, gira, gira girassol Redondinho como o céu Marelinho como o sol. (Vinicius de Moraes) Correta: Poema 3. Pergunta 3 /1 É incorreto dizer sobre os abecedários: Correta: Não servem para crianças no processo de alfabetiação.
A importância da cultura, da linguagem e das relações sociais na teoria de Vygotsky fornece a base para uma educação na qual o homem seja visto na sua totalidade: na multiplicidade de suas relações com outros, na sua especificidade cultural; na sua dimensão histórica, ou seja, em processo de construção e reconstrução ...
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
Considerando-se que a Teoria Histórico-Cultural estabelece uma estreita relação entre educação e formação humana, valorizando o papel da escola como instituição que possibilita aos estudantes a apropriação do conhecimento sistematizado e que estes participam ativamente no processo de desenvolvimento do pensamento, ...
Estes são os pilares básicos do pensamento de Vygotsky:
Por isso, a teoria de aprendizagem de Vygotsky ganhou o nome de socioconstrutivismo e tem como temas centrais o desenvolvimento humano e a aprendizagem. A partir desse entendimento, seu estudo tem peso nas possíveis rupturas do processo de construção das ideias pedagógicas.
É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. O termo "conceito" tem origem a partir do latim “conceptus” (do verbo concipere) que significa "coisa concebida" ou "formada na mente". ... As palavras em várias línguas têm o mesmo significado porque expressam o mesmo conceito.