Como plantar: Esse procedimento é muito simples, basta umedecer o algodão, colocar dentro do copo e colocar o feijão sobre ele, coloque 2 ou 3 sementes no copo, pois nem todas podem germinar. O cuidado básico se resume a levar o copo com feijão para um lugar iluminado e cuidar para que o algodão não fique seco.
Sudeste
Cubra cada semente com cerca de 2,5 a 5 centímetros de terra vegetal. Regue as sementes regularmente. Logo após plantá-las, regue bem suas sementes para ajudar na germinação. Depois de plantar, você deve continuar a regar as sementes uma vez a cada 2-3 dias, deixando o solo sempre úmido.
Ao plantar é necessário apenas uma semente por cova, depositada à 4cm da superfície. Entre plantas o espaçamento deve ser de 7cm a 10cm, oferecendo assim, liberdade para que as plantas cresçam sem competir com as vizinhas. O tempo de germinação do feijão é de aproximadamente 15 dias.
O feijão precisa de luz para o seu crescimento e desenvolvimento, e com luz e suprimento de água ele já consegue iniciar facilmente todo o processo de florescimento, mesmo que não esteja na terra.
Segundo o pesquisador, o feijão é altamente dependente de ureia, apesar de ser uma leguminosa – na cultura da soja, por exemplo, não são mais utilizados fertilizantes nitrogenados devido à grande eficiência da fixação biológica de nitrogênio.
O feijão-vagem tem em suas raízes bactérias que fixam o nitrogênio, o que ajuda a planta a se desenvolver. Na hora de adubar seus feijõezinhos lembre que eles precisam de mais nitrogênio no solo! Para isso você pode utilizar húmus de minhoca, composto orgânico ou esterco de galinha.
Nas regiões mais quentes do país, o plantio fica nos meses de abril a junho, nas regiões frias de agosto a março. Nas regiões de clima ameno podem cultivar o ano todo. 2. A planta não tolera geadas nem ventos frios.
3 meses
lua crescente
É uma época boa para plantio, tendo seu ponto alto dois dias antes da lua cheia. Feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate, por exemplo, podem ser plantados nessa fase, para melhores resultados. A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes.
Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
Lua nova
lua minguante
As roseiras devem ser podadas quando se encontram no período de dormência, com execpção das roseiras que apenas florescem uma única vez no Verão. Por essa razão, a melhor altura para podar roseiras situação entre Janeiro a Fevereiro, tendo em conta a possibilidade de ocorrência de geadas.
Mas, para que elas deem flores vistosas, é preciso ter atenção e cuidados constantes. Um dos segredos para manter as rosas arbustivas saudáveis é a poda radical, que deve ser feita anualmente no período que vai de 21 de junho até o fim de agosto.
Para quem mantém as tradicionais roseiras no jardim, Rozalia Magna lembra que julho é o mês ideal para a poda dessa espécie, para que ela possa crescer encorpada e florir na entrada da primavera. “Caso a poda não seja feita, a roseira vai crescer muito, mas de maneira irregular e com galhos fracos”, alerta.
De maneira geral, os cortes são feitos um pouco antes da primavera. Mas atenção: não pode arbustos e árvores durante a floração, porque isso significa que elas estão em atividade e a poda será prejudicial à planta. Outra dica: use sempre ferramentas bem afiadas para evitar “machucados” nos galhos.
Podas de limpeza devem ser feitas em qualquer época, removendo-se, galhos, folhas e flores secas e doentes. Sempre cortar o galho na diagonal com três folhas ou três nós abaixo da rosa murcha, pois auxiliará na absorção de nutrientes e facilitará a cicatrização da roseira.