Como Ocorre A Permeaço Cutnea?

Como ocorre a permeação cutânea?

A penetração pode ser chamada também de absorção cutânea. Permeação: se trata de um ativo cosmético que consegue agir em mais camadas, chegando até a derme, mas no entanto, não alcança os vasos sanguíneos. A permeação pode ser chamada também de absorção transcutânea.

Quais os fatores que dificultam a permeação cutânea?

Somados a estes fatores, relacionados à composição estrutural da pele, a permeação de substâncias ativas na pele pode ser afetada por alterações fisiológicas ou patológicas do órgão, como: espessura, temperatura, grau de hidratação, limpeza da pele, fluxo sanguíneo, concentração de lipídios, número de folículos pilosos ...

O que é absorção cutânea?

A absorção cutânea pressupõe assim a penetração duma substância do meio exterior, através da pele, para o interior do organismo. Mas esta absorção depende não só da natureza das substâncias que pretendemos introduzir no organismo, como também do suporte em que vão dissolvidas.

Quais são os facilitadores de permeação cutânea?

Entre os promotores de permeação conhecidos estão os fosfolipídios, compostos com propriedades anfifílicas que atuam como emulsionantes, mas com boa tolerância cutânea, pois também são constituintes naturais das membranas celulares (bicamada fosfolipídica).

O que interfere na permeabilidade cutânea?

1 - O estrato córneo determina a barreira de permeabilidade da pele. 2 - Colesterol, ácidos graxos livres e glicosilceramidas são os lipídios essenciais que geram uma barreira de permeabilidade. 3 - Fatores genéticos e ambientais alteram a produção de lipídios e o mecanismo de reparo da barreira cutânea.

O que é permeação transdérmica?

VIAS DE PERMEAÇÃO DO FÁRMACO Assim, a absorção percutânea via trans-epidérmica envolve a difusão através do estrato córneo, das células viáveis da epiderme e, finalmente, das camadas superiores da derme até à microcirculação. O passo determinante da absorção cutânea é a permeação através do estrato córneo.

O que é um promotor de permeabilidade cutânea?

Promotores químicos Por definição, um promotor químico de penetração cutânea aumenta a permeabilidade da pele por induzir reversivelmente um dano ou uma alteração físico-química no estrato córneo, com a finalidade de reduzir sua resistência à difusão.

Como ocorre a absorção na pele?

É na derme que se encontram os vários apêndices cutâneos, tais como: recetores e nervos especializados, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas e folículos pilosos. A derme é também rica em vasos sanguíneos e capilares, sendo nesta zona da pele que pode ocorrer absorção sistémica de substâncias (Hansen, J. T.

Quais fatores atrapalham a absorção dos cosméticos na pele?

O Estrato Córneo – EC apresenta uma considerável barreira lipofílica à permeação de substâncias químicas. A absorção cutânea é afetada por fatores como tipo, condição e a presença de umidade da pele, a natureza dos ativos (propriedades físicas e químicas) e da base utilizada.

Quais os fatores influenciam na permeabilidade cutânea?

Além disso, a permeabilidade da pele pode ser influenciada por inúmeros fatores fisiológicos, como a idade, etnia, local anatómico, sexo e algumas patologias, e a administração de fármacos por esta via pode gerar irritação ou sensibilização cutânea.

O que são promotores de permeação?

Os promotores de permeação são compostos químicos, por si só, farmacologicamente inativos, mas que podem permear ou interagir com constituintes do estrato córneo, quando incorporados numa formulação transdérmica e, deste modo, diminuir a resistência da pele à difusão do fármaco (Walters, 1989; Barry, 1987).

O que é uso transdérmico?

A via transdérmica é uma via de administração, caracterizada pela aplicação na pele, como um adesivo, para ser absorvida pela circulação.

Como agem os promotores de permeabilidade cutânea?

Como uma pomada age na pele?

As pomadas devem ser plásticas e termorreversíveis, ou seja, passarem pela pele através de massagem e, com o aumento da temperatura, ficarem menos viscosas, permitindo, ao princípio ativo, atingir o local pretendido.

Quais são os fatores que influenciam na permeabilidade cutânea?

Quais são os fatores que podem influenciar na impermeabilidade da pele?

Quais são as barreiras que os cosméticos enfrentam para permeabilidade cutânea?

A camada mais externa, o estrato córneo, desempenha uma importante função de barreira cutânea. Essa barreira deve ser bem estruturada para se evitar a perda de água (perda de água transepidermal) e a entrada de microorgarnismos e agentes inflamatórios.

O que são os chamados promotores de absorção e qual sua função?

O que é gel transdérmico?

São bases desenvolvidas com tecnologia lipossomal à base de fosfolipídeos, que devido à compatibilidade com as células da nossa pele, carregam o ativo até o local de absorção, proporcionando um tratamento eficaz e seguro.