Como O Professor Pode Refletir Sobre Sua Prtica Docente?

Como o professor pode refletir sobre sua prtica docente

Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. Sendo assim, tal possibilidade se concretizará efetivamente, tendo ele como principal agente de todo o processo.

Qual a relevância de refletir sobre a prática docente?

Assim, se a reflexão sobre a ação pode ser considerada uma estratégia importante para a docência, visto que permite encontrar caminhos para o aprimoramento da prática e des- cobrir acertos e erros do trabalho educacional para construir novos rumos de atuação, há que se considerar sua importância na docência superior ...

Um professor mobilizador de saberes, crítico, reflexivo e pesquisador de sua ação e de sua área de ensino, além de conscientizar-se da necessidade da formação continuada, irá sim direcionar sua prática voltada aos interesses e às necessidades dos alunos. Isso de forma em se pensar que a prática atual fornece caminhos para melhorar a próxima prática.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Minha vivência como bailarina e atriz colaborou de forma significativa para minha prática como professora. A atuação como produtora cultural me fez ter outra visão das possibilidades do que pode ser um evento cultural na escola. É a experiência fazendo efeito significativo em minha vida. Tomamos por experiência significativa o que nos traz Bondía (2002, p. 21): “experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca”. Dessa forma, é o acontecer de estar no palco e toda a construção de um personagem e seus diálogos com o contexto cênico, fundindo esse conhecimento com as demais vertentes de minha vida, profissional e pessoal.

Neste artigo, acredita-se na importância da atividade pedagógica oferecendo direcionamento de sentido proporcionado pelos conhecimentos e saberes da Pedagogia. As práticas são suficientemente anárquicas, caminham para além do planejado, de modo que se consideram necessárias as sínteses provisórias que vão sendo elaboradas pelo olhar pedagógico, bem como se pondera como fundamental aos processos de ensino uma direção de sentido, direção emancipatória e crítica. Por entre a porosidade das práticas e a vigilância crítica da Pedagogia, constitui-se um campo tensional pelo qual circula a educação. É nessa tensão que o novo pode emergir, mas, como afirmava Paulo Freire, se nós não inventarmos o novo, esse novo se fará de qualquer modo. Acredita-se, pois, na necessidade da direção de sentido, a partir do coletivo, produzindo o desenvolvimento de consciências, discursos e atos que busquem uma nova direção às práticas referendadas - direção que é emancipatória, crítica e inclusiva.

CONTEÚDO


CONTEÚDO

Os educadores na atualidade vêm se instigando em voltar-se à sua própria atividade refletindo sobre ela, pelo reconhecimento da prática como fonte de um conhecimento específico que para ser construído deve estar em contato com esta mesma prática.

Essa atitude ajuda o professor a diagnosticar sua forma de ensinar. Pensar é começar a mudar Quem não reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional. O professor deve refletir para entender o seu aluno, para mudar algo que não esta dando certo, para conhecer novas metodologias e enfim!

As situações de educação estão sempre sujeitas às circunstâncias imprevistas, não planejadas e, dessa forma, os imprevistos acabam redirecionando o processo e, muitas vezes, permitindo uma reconfiguração da situação educativa. Portanto, o trabalho pedagógico requer espaço de ação e de análise ao não planejado, ao imprevisto, à desordem aparente, e isso deve pressupor a ação coletiva, dialógica e emancipatória entre alunos e professores. Toda ação educativa traz em seu fazer uma carga de intencionalidade que integra e organiza sua práxis, convergindo, de maneira dinâmica e histórica, tanto as características do contexto sociocultural como as necessidades e possibilidades do momento, além das concepções teóricas e da consciência das ações cotidianas, num amalgamar provisório que não permite que uma parte seja analisada sem referência ao todo, tampouco sem este ser visto como síntese provisória das circunstâncias parciais do momento.

Como fazer uma prática reflexiva?

Vamos partir do pressuposto de que as considerações referem-se a ambas as partes, cada qual com seu viés. Primeiro o professor. Profissional responsável pela escolarização de outros indivíduos, e tomamos por escolarização uma parte do processo de educação do indivíduo. Conforme esclarece Cortella em entrevista ao indicar a diferença entre educação e escolarização,

Serão analisadas algumas ambiguidades que parecem ter produzido equívocos no discurso pedagógico, acarretando entendimentos dúbios acerca do sentido de práticas pedagógicas.

GREGOSKI, Leila Pereira. DOMINGUES, Terezinha Mª Rossi. O Professor Reflexivo Sobre Sua Prática E A Pesquisa. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 12, Vol. 06, pp. 86-96 Dezembro de 2018. ISSN:2448-0959

Pedagogical practice and teaching: a view from the epistemology of the concept

Pedagogical practice and teaching: a view from the epistemology of the concept

Educação é a formação de uma pessoa; a escolarização é um pedaço dela. A educação é responsabilidade dos pais. A escola é a instituição responsável pela escolarização, e o professor responde por parte dessa escolarização (Cortella, 2015).

nossa consciência social tem sido há tanto tempo escravizada por modelos educacionais vindos de fora que sofremos atualmente de uma espécie de amnésia crítica... Os professores são, inconscientemente, os veículos que cristalizam o comportamento, o pensamento e o desenvolvimento institucional para garantir a continuidade de dependência.

A busca pela prática reflexiva na enfermagem assume importância ao nível da aprendizagem profissional e na apropriação e síntese do trabalho dos enfermeiros. Fundamentalmente assume-se como premissa para o desenvolvimento de profissionais autónomos e críticos.

Como é a prática pedagógica do professor hoje?

Constitui uma reflexão orientada para a ação futura, que ajuda a compreender novos problemas e a descobrir novas soluções (SCHON, 1983). Outro importante representante do processo de aprendizagem reflexiva é Mezirow, autor que assumiu grande protagonismo na década de 90 na literatura norte americana.

O princípio básico dos pressupostos da racionalidade pedagógica crítico-emancipatória é a historicidade enquanto condição para compreensão do conhecimento. Ademais, a realidade se constitui num processo histórico - atingido, a cada momento, por múltiplas determinações -, fruto das forças contraditórias que ocorrem no interior da própria realidade.

O que é um professor reflexivo e um professor pesquisador?

Hoje se tornou comum em se falar e ler que o professor contemporâneo necessita ser reflexivo e pesquisador. Que o método de ensino tradicional e tecnicista vem se reduzindo no desenvolvimento das suas práticas em sala de aula, dando espaço para incorporar novos métodos de ensino. E que a profissão de professor certamente não é mais reconhecida no âmbito das políticas públicas e também não se destaca diante das profissões mais almejadas pelos jovens brasileiros. Mas por outro lado, sabe-se que o professor tem sua função social, cultural e política em contribuir para a construção do ser humano. Segundo Brown (2001), pesquisa ação é um termo que se aplica a projetos em que os pesquisadores buscam efetuar transformações em suas próprias práticas. Portanto, qualquer tipo de reflexão sobre a ação é chamada de pesquisa-ação.

O presente artigo tem como objetivo analisar e discutir sobre a importância do conceito de professor pesquisador, perante necessidades e finalidades para inovar sua prática docente. Para que haja êxito neste trabalho, a discussão foi amparada na fundamentação teórica da literatura acerca deste assunto. Onde procuramos fazer uma reflexão, valorizando que o pensar sobre a prática ou ação do professor venha a transformar. Assumindo e levando em conta que, este pensamento reflexivo possa despertar uma busca contínua de melhorias na educação. Nesse pensar, a ação pedagógica direciona para mudanças, auxiliando e transformando o professor em um profissional reflexivo inserido em toda complexidade do trabalho docente. Mesmo tendo consciência que os fazeres pedagógicos cotidianos certamente se depara por incertezas, esta reflexão instiga o educador a se enxergar como um ser importante na sociedade diante do seu papel.

Qual a importância do professor reflexivo na prática docente?

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.

Destaca-se a necessidade de considerar o caráter dialético das práticas pedagógicas, no sentido de a subjetividade construir a realidade, que se modifica mediante a interpretação coletiva. A educação permite sempre uma polissemia em sua função semiótica, ou seja, nunca existe uma relação direta entre o significante observável e o significado. Assim, as práticas pedagógicas serão, a cada momento, expressão do momento e das circunstâncias atuais e sínteses provisórias que se organizam no processo de ensino.

Por que a abordagem docente não é uma tarefa fácil?

Por que a abordagem docente não é uma tarefa fácil?

O professor reflexivo e pesquisador é aquele que consegue olhar para si e para as suas ações com uma visão crítica. A partir desta reflexão, consegue estabelecer alternativas para agir de forma a aprimorar a sua prática docente.

Sendo assim, a ideia de reflexão surge associada ao modo como se lida com problemas da prática profissional, dando a entender que ensinar é uma forma de reflexão na ação. Refletir apenas, não é suficiente, pois é necessário repensar a prática pedagógica através da ação que esta se inicia através da reflexão.

O que é reflexão pedagógica?

Por que de modo geral, uma prática pedagógica adequada baseia – se na compreensão de que o aluno é sujeito no processo de conhecimento, de que a aprendizagem pressupõe interação do aluno com o objeto da aprendizagem e também com o outro e, finalmente de que a prática pedagógica deve ser orientada por uma metodologia ...

Qual é o objetivo da prática pedagógica?

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...

O que quer dizer ação reflexão ação?

A reflexão-sobre-a-ação, para Schön, está em relação direta com a ação presente, ou seja, com a reflexão-na-ação, e consiste numa reconstrução mental retrospectiva da ação para tentar analisá-la, constituindo um ato natural com uma nova percepção da ação.

O que é ser um professor crítico?

O educador crítico considera a voz ativa dos alunos, cujos sentidos e significados de ser e estar no mundo, construídos historicamente, permeiam todas as suas ações no que se refere à sua aprendizagem, à escola e à sociedade.

O que é ser um sujeito crítico?

Para saber pensar e sentir; para saber querer, agir ou avaliar é preciso aprender, o que implica o trabalho educativo. ...

O que é ser um professor técnico?

Ministra e prepara o material didático das aulas de Ensino Técnico conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas.

O que é ter um pensamento crítico?

Pensamento crítico é uma avaliação voluntária diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que usa argumentos para determinar uma resposta diante desse estímulo. Ou seja, o pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual se depara.

Qual a importância de ter um pensamento crítico?

O pensamento crítico ajuda a organizar os pensamentos, manter o foco em objetivos e construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentar entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.

Como estimular o pensamento crítico?

Como estimular o pensamento crítico dos estudantes

  1. Promova questionamentos a todo o momento. ...
  2. Levante temas polêmicos que demandem posicionamento. ...
  3. Ofereça embasamento para as argumentações. ...
  4. Estabeleça o foco da discussão. ...
  5. Escolha conteúdos que dialoguem com o universo dos alunos. ...
  6. Ensine os alunos a desenvolverem autocrítica. ...
  7. Diversifique suas aulas e suas abordagens.

O que é ser um ser crítico?

Segundo o dicionário Aurélio, é a capacidade de analisar, discutir, refletir ou buscar informações antes de tomar uma decisão ou tirar uma conclusão.

O que é preciso para ser crítico?

Veja 4 passos para desenvolver o seu senso crítico:

  1. Informe-se, leia muito e conheça sempre coisas novas. ...
  2. Faça o máximo de perguntas possível. ...
  3. Pesquise mais sobre e domine o conteúdo de forma ampla. ...
  4. Converse e debata com pessoas que possuem opiniões diferentes e iguais a você

O que é um crítico?

Significado de Crítico adjetivo Relativo à crítica; que se funda em critério, que estabelece juízo de valor para obras artísticas, científicas etc.: estudo crítico. [Medicina] Relativo à crise de uma doença: fase, período crítico. Difícil, grave, perigoso: fez a opção no momento crítico.

O que é o espírito crítico?

espirito critico é a atitude amadurecida do homem que busca com seriedade a verdade, suprema virtude da mente .

Por que a filosofia tem espírito crítico?

Esse "espirito critico" é geralmente reivindicado por dois motivos. ... De outra parte, sustenta-se que o "espirito critico" é necessário para as descobertas e invenções, para o progresso continuo da humani- dade, para que a mente não se limite aos caminhos rotineiros.

O que é senso crítico Brainly?

Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto. A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”.

O que é senso comum e senso crítico Brainly?

O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.

Qual a importância de buscar o senso crítico e evitar o senso comum?

O senso crítico é importante não apenas durante o período escolar do ser humano, mas toda a sua vida. Um senso crítico ativo auxilia o homem em diversas situações do cotidiano, bem como em circunstâncias onde deve-se agir eticamente e moralmente.

Como o senso comum e o senso crítico são formados?

O senso comum é transmitido de geração para geração nas sociedades. Por meio dele, o homem embasa o cotidiano e explica a realidade em que vive. O senso crítico é baseado no uso da razão e vai contra ao senso comum por não aceitar nenhuma verdade sem questioná-la.

O que significa lugar para o senso comum?

Então, antes precisamos saber o que SENSO COMUM, que nada mais é que o modo de pensar da maioria das pessoas. Se pensarmos, a maioria das pessoas pensam que “lugar” é como se fosse • apenas um espaço em que habitamos; alguma coisa que está ali. ... Lugar refere-se apenas a uma porção mais ou menos definida do espaço.

Como explicar o que é senso comum?

O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. ... O senso comum é movido, geralmente, pela opinião.

Qual a relação da ciência com o senso comum?

21). A relação entre ciência e senso comum é abordada por Santos (1989) na concepção de que a ciência se opõe a opinião. ... O senso comum representa a experiência imediata, o conhecimento vulgar; as opiniões. Ou seja, tudo o que se precisa romper para se tornar possível o conhecimento científico, racional e válido.

Porque o senso comum não deve ser descartado pela ciência?

Todo exercício da ciência parte de algum conhecimento vulgar, mas, como todo conhecimento vulgar é findável, cabe ao meio científico a exclusiva responsabilidade de ultrapassar os limites do saber, uma causa de extrema importância que o senso comum não compartilha.

Qual a diferença epistemológica entre o conhecimento da ciência e do senso comum?

O senso comum, para um grupo de teóricos, é definido de maneira geral como um pensamento simples e superficial oposto ao conhecimento científico, o que traz à tona elementos epistemológicos importantes e que precisam ser mapeados. ... A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos.

O que é conhecimento científico o que é senso comum?

O conhecimento científico é objetivo e costuma usar linguagem rebuscada. Com isso, a ciência acaba se opondo ao senso comum, pela necessidade de comprovação de teorias oriundas de estudos e pesquisas. Embora seja comprovado, é um conhecimento provisório visto que ao ser testado com frequência pode ser reformulado.

Por que o conhecimento científico é superior ao senso comum?

A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a ciência baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade.