então…” em “se… então…”. Para isso deveremos, inicialmente, negar as duas partes da proposição “Se estou feliz, então passei no concurso”. Como a primeira sentença é “Estou feliz” sua negação será “Não estou feliz” e como a segunda sentença é “Passei no concurso” sua negação será “Não passei no concurso”.
Também conhecida como uma das Leis de Morgan, para negar uma disjunção, basta negar as duas proposições simples e trocar o OU (∨) por um E (∧). Também conhecida como uma das Leis de Morgan, para negar um condicional, mantemos a primeira E (∧) negamos a segunda. A negação do bi-condicional é uma disjunção exclusiva.
Basicamente, a regra é: para negar uma proposição simples devemos modificar apenas o seu verbo. Por exemplo, considere a proposição: “Guilherme jogou um livro na perna de João”. A negação, de acordo com a Lógica, limita-se a trocar o valor-verdade da afirmação feita.
Negação é um dos mecanismos inconscientes descritos por Freud como um modo de defesa do ego. ... Existem outras formas de negação, no entanto, que são preocupantes. Somos movidos pelo “princípio do prazer” e este também mobiliza, para a realização de desejos, doses variáveis de negação dos possíveis riscos.
Advérbios de Negação: não, tampouco, nem, nunca, jamais, etc. Há também locuções de palavras que funcionam como um advérbio de negação, nestes casos são chamadas de Locuções Adverbiais de Negação. Exemplos: Locuções Adverbiais de Negação: de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma.