EQST

Como Montar Uma DVA Passo A Passo?

Como montar uma DVA passo a passo?

Dessa forma, a estrutura da DVA é formada de acordo com o seguinte modelo:
  1. VALOR ADICIONADO. + Receitas (valores brutos, com impostos); – Insumos adquiridos de terceiros (com ICMS e IPI);
  2. DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO. Pessoal (Remuneração dos funcionários); Governo (Impostos, taxas e contribuições);
19 de nov. de 2018

O que entra na DVA?

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.

Qual a obrigatoriedade da DVA?

Todas as empresas de capital aberto, são obrigadas a elaborar a Demonstração do Valor Adicionado. Sendo que essa obrigatoriedade deriva da Lei nº 11.638 de 28 de dezembro de 2007 (a adoção dessa Lei foi regulamentada em 2008, por meio do pronunciamento técnico CPC 09).

Quais empresas são obrigadas a publicar DVA?

Atualmente, a Lei das Sociedades Anonimas (6.404/76) exige a publicação do DVA apenas das empresas de capital aberto, com ações comercializadas em bolsas de valores.

O que a DVA representa?

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um demonstrativo contábil que tem como objetivo mostrar a riqueza que foi criada pelo negócio em determinado tempo e a maneira como ela foi dividida entre os vários departamentos que fazem parte de todo processo.

Como calcular valor adicionado a distribuir?

Para seu cálculo, é necessário contabilizar todas as receitas operacionais e não-operacionais do período. Em seguida, são subtraídas da receita total todas as despesas operacionais do intervalo analisado. Chegamos, assim, ao chamado Valor Adicionado Bruto.

Quais são os indicadores para analisar a DVA?

Inicia-se pelos indicadores de geração de riquezas, compostos por: PAGR (potencial dos ativos para gerar riqueza), PEGR (potencial dos empregados para gerar riqueza) e PPSGR (potencial do patrimônio social para gerar riqueza) e PRR (Potencial de retenção de receita).

Quais são as demonstrações contábeis exigidas por Lei?

As demonstrações contábeis obrigatórias são: o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a ...

Quais os principais usuários da Demonstração do Valor Adicionado DVA?

Os principais usuários da DVA, segundo Santos, (2003), apud Iudícibus (2009), são: i) Governo: utilizará a DVA para auxílio ao cálculo do PIB, para saber o impacto das operações das empresas na criação da riqueza interna gerada e, dos impostos pagos; ii) Empregados: aos colaboradores e sindicatos, estes têm como ...