Para Maquiavel o poder é explicado a partir dos estados, suas divisões, as monarquias, além de como os impérios devem se fortalecer eliminando os inimigos, simulando situações e acordos para enfraquecê-los.
Por esta ótica, Maquiavel seria um diabólico especialista da trapaça, um conselheiro de tiranos que querem engrandecer a si próprios à custa do bem comum dos homens por eles governados, um inimigo da raça humana, de toda pie- dade e religião, o instrumento de Satanás.
Maquiavel afirmava categoricamente que a moral dos governantes não era a moral dos "homens comuns", e que a política era guiada por um conjunto próprio de valores que eram superiores aos valores comuns, de modo que, em nome do bem político, era legítimo sacrificar alguns aspectos da moral: por exemplo, mentir é errado ...
O próprio termo “moral” é auto-explicativo: a palavra vem do latim mores – “relativo aos costumes”. ... E, obviamente, costumes variam de época para época e de cultura para cultura, assumem valor de verdade só para depois serem substituídos.
Em síntese, Maquiavel é considerado o “pai do pensamento político moderno”. Além disso, publicou importantes obras no campo da política, ética e natureza humana. Também, escreveu para a arte fazendo peças de teatro e contos. Contudo, seus estudos se baseavam, principalmente, na teoria e na política.
Resposta. Maquiavel "separou" politica de religião (ética), já que na Idade Média a politica estava ligada a Igreja Católica, e em sua obra O Príncipe, ele afirma que um bom governante é aquele que precisava ser bom para salvar sua alma e ser mau para salvar a cidade, e principalmente ser mais temido do que amado.
Aristóteles faz distinção entre ética e política, centrada a ética na ação voluntária e moral do indivíduo enquanto tal, e a política, nas vinculações deste com a comunidade. Contudo, sabemos serem inseparáveis tais conceitos. A relação entre ética e política é oriunda do projeto, do equilíbrio, ou busca.
A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.
A ética da política é a área da ética aplicada que lida com questões políticas como a priorização instrumental de valores políticos, conduta ética de políticos e cidadãos, conflitos entre idealismo e pragmatismo, conflitos entre princípios deontológicos e consequencialistas, conflitos de interesse político, relações ...