1. Alongamento para as pernas
O músculo iliopsoas é o mais forte flexor da articulação do quadril/articulação coxo-femoral (importante músculo da deambulação).
Flexão de quadril Dentre os flexores do quadril, o mais forte é o Iliopsoas, que abrange o psoas maior, menor e o ilíaco. O Iliopsoas é um músculo biarticular que atua tanto no tronco como na coxa.
O ílio é a parte superior, aplanada do osso coxal. Na face externa, o corpo do ílio forma a parte superior do acetábulo. A linha ilíaca, apresenta uma curva que segue o contorno da asa entre as espinhas ilíacas anterior superior e posterior inferior. A porção anterior côncava da asa forma a fossa ilíaca.
Sendo assim, podemos dizer que a bacia faz parte da região do quadril e ambos estão ligados aos movimentos dos membros inferiores. Caso você sinta dor nessa região, não hesite em procurar um ortopedista especialista em traumatologia e cirurgia do quadril.
A pelve óssea (esqueleto da pelve) possui grande resistência e é formada pelos ossos: Osso do quadril - formado pela fusão do ílio, ísquio e púbis. Sacro. Cóccix.
Em crianças (antes da parada do crescimento esquelética), cada hemipelve é dividida em 3 partes comunicadas por cartilagem de crescimento: osso ilíaco, púbis e ísquio. Após a fase de crescimento, a cartilagem de crescimento fecha-se e estes 3 ossos unem-se para formar a hemipelve de cada lado.
A pelve tem várias funções, na verdade, como proteger os órgãos envolvidos na reprodução e digestão, entre eles os intestinos grosso e delgado, a bexiga e o sistema reprodutivo (de homens e mulheres). Além disso, essa região do nosso corpo tem papel fundamental em proporcionar suporte às articulações do quadril.
Na cintura pélvica, é possível observar dois ossos do quadril, os quais se unem posteriormente ao osso chamado de sacro. Cada osso do quadril é formado por três ossos, que são fusionados em adultos: o ílio, ísquio e púbis.
A pelve é a parte mais inferior do tronco. Composta pela cintura pélvica e pelo períneo, ela sustenta os órgãos dos sistemas urinário e reprodutivo.
O assoalho pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos que fazem a sustentação dos órgãos pélvicos como bexiga, útero, reto, intestino e todo conteúdo que fica na pelve, parte baixa do abdômen.
A dor pélvica é uma dor sentida na região abaixo do abdome, também conhecida como "pé da barriga" e, geralmente, é sinal de problemas ginecológicos, urológicos, intestinais ou relacionados à gravidez.
Sínfise púbica é uma articulação semimóvel que une o púbis formando a bacia(cintura pélvica), que é composta pelo sacro e cóccix, e dois ossos do quadril, que por sua vez, cada osso, é composto por três ossos compactados: ílio, ísquio e o osso púbico.