EQST

Como Identificar Crie Na Radiografia?

Como identificar cárie na radiografia?

Materiais restauradores geralmente aparecem como uma área branca brilhante, devido à natureza muito densa da sua matéria-prima. Já na cárie dentária, a região fica com um enorme mancha escura, pois os tecidos duros foram destruídos, como resultado, há uma redução na sua densidade.

Qual o objetivo da radiografia periapical?

A Radiografia Periapical tem como objetivo visualizar os ápices das raízes dos dentes e das estruturas que os rodeiam. É utilizada para pesquisa e lesões periapicais e periodontais, fraturas, anomalias, reabsorções e outras lesões que atingem os dentes.

Qual radiografia é utilizada para verificar cáries entre os dentes?

Por sua vez, as radiografias Interproximais são muito usadas para o diagnóstico de cáries entre os dentes (cárie interproximal), mesmo antes destas lesões se tornarem visíveis para o dentista sem o auxílio do Raio-X.

Por que a radiografia panorâmica não é o exame de imagem mais recomendado para a avaliação de lesões de cárie?

Também há contraindicações para sua realização, são elas: avaliação de pequenas lesões cariosas (devido a algumas características da técnica não temos uma precisão para avaliar lesões cariosas nas faces interproximais dos dentes.

Como saber se você está com cárie?

O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
  1. Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  2. Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  3. Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  4. Sensibilidade ao tocar num dente;
Mais itens...

Quais os objetivos da radiografia odontológica?

Radiologia Odontológica e Imaginologia é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas.

Quais os testes e métodos de avaliação do risco de doença cárie?

Diversos fatores devem ser considerados na avaliação do risco de cárie, entre eles a quanti- dade de placa bacteriana presente nas superfícies dentárias, o tipo de bactérias presentes, a freqü- ência de ingestão de carboidratos fermentáveis, a secreção salivar, a capacidade tampão da saliva e a presença de fluoretos.

Qual técnica é mais adequada para identificar lesões de cárie Porquê?

Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.

Como começa o início de uma cárie?

O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
  • Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  • Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  • Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  • Sensibilidade ao tocar num dente;
Mais itens...

Como é o início de uma cárie?

O processo de cárie é geralmente lento e o início é marcado pelo aparecimento de uma mancha branca na superfície do esmalte que ao progredir leva à formação de uma pequena cavidade.

O que é imagem Radiolucida na coroa do dente?

Uma imagem radiolúcida é uma região onde a radiação não sofre obstáculo para atravessar, gerando uma imagem escura em radiografias. Exemplo de uso da palavra Radiolúcidas: Minha panorâmica acusou uma imagem radiolúcida na coroa do dente, acho que é o canal ou coisa do tipo.

O que é radiografia odontológica?

A radiologia odontológica é uma especialidade que tem o objetivo de explorar a arcada dentária com a finalidade de diagnóstico da saúde bucal, sendo auxiliar na identificação de doenças e na elaboração de tratamentos apropriados para cada situação, sendo um procedimento fundamental do exame clínico.

Como tratar lesão periapical?

Tratamento: Tratamento do canal radicular e em seguida realizar a proservação. Se ocorrer regreção da lesão, a cura foi obtida, caso contrário, realiza-se cirurgia apical para a remoção do cisto.

Quais os testes salivares podem ser realizados na avaliação do risco a cárie?

Outro teste salivar refere-se à avaliação da ca- pacidade tampão, que se baseia na verificação do pH salivar após a adição de uma alíquota de ácido14. Porém, seu valor na determinação do risco de cárie é controverso.

Como avaliar o risco de cárie?

Diversos fatores devem ser considerados na avaliação do risco de cárie, entre eles a quanti- dade de placa bacteriana presente nas superfícies dentárias, o tipo de bactérias presentes, a freqü- ência de ingestão de carboidratos fermentáveis, a secreção salivar, a capacidade tampão da saliva e a presença de fluoretos.