Como funciona o resgate do PGBL? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O PGBL se diferencia do VGBL na hora de fazer o resgate do investimento. No PGBL, o IR incide sobre todo valor acumulado. Ou seja, se você após 15 anos tiver na sua previdência PGBL R$50 mil, o IR vai incidir sobre o total na hora do resgate. No caso do VGBL, a tributação ocorre apenas sobre o rendimento.
O que é VGBL e PGBL?
Elas significam, na verdade, as duas modalidades possíveis de contratação de um plano de previdência privada. PGBL significa “Plano Gerador de Benefício Livre” e é classificado como uma previdência complementar. Já VGBL significa “Vida Gerador de Benefício Livre” e sua classificação é de um seguro pessoal.
Qual a vantagem da aplicação do PGBL?
A grande vantagem do PGBL é permitir a dedução dos aportes na declaração completa do IR. Mas as vantagens não param por aí. Por ser um investimento de longo prazo, é uma excelente opção para criar uma disciplina nos aportes e realizar objetivos.
Onde declarar resgate de previdência privada no IR 2021?
Resgate de plano de previdência privada Se for tributação regressiva, o contribuinte deve informar a quantia resgatada líquida, já descontando Imposto de Renda, na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação Exclusiva/Definitiva”, na linha “12 – Outros”. É preciso incluir o nome e o CNPJ da instituição pagadora.
Quanto está rendendo o PGBL?
ResgatesMais 8 linhas•25 de mar. de 2021
Onde lançar rendimentos de VGBL no IR 2020?
Os planos de previdência privada do tipo VGBL devem ser declarados como bens, na ficha Bens e Direitos, com o código '97 – VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre”.