EQST

Como Foi O Fim Do Governo De JK?

Como foi o fim do governo de JK?

Em 1961, elegeu-se senador por Goiás e tentou viabilizar sua candidatura à presidência em 1965. No entanto, com o golpe militar de 1964, foi acusado pelos militares de corrupção e de ser apoiado pelos comunistas e como consequência teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos.

O que foi o governo JK?

O Governo Juscelino Kubitschek é o período de governo vivido entre 1956 e 1961. Sua eleição foi marcada pelo plano de ação "Cinquenta anos em cinco", marca do desenvolvimentismo, já que o ideal era trazer ao Brasil o desenvolvimento econômico e social.

Foram características do governo de JK?

(VUNESP/97) Foram características do governo de Juscelino Kubitscheck (1956-1961): a. Plano de Metas, apoio da UDN, oposição frontal dos comunistas e abertura ao capital estrangeiro. ... Plano de Metas, apoio dos comunistas, instabilidade política e restrição à presença do Estado na Economia.

Qual o plano de metas de JK?

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Como foi a carreira política de JK?

Presidente do Brasil1956–1961 Governador de Minas Gerais1951–1955Deputado federal do Brasil1946–1951Mayor of Belo Horizonte1940–1945Deputado federal do Brasil1935–1937 Juscelino Kubitschek/Cargos anteriores

Quando foi a morte de JK?

22 de agosto de 1976 Juscelino Kubitschek/Data de falecimento

São características do governo Juscelino Kubitschek em relação ao desenvolvimento industrial?

Kubitschek investiu maciçamente no desenvolvimento de estradas, no crescimento industrial, sobretudo da indústria pesada, e foi o responsável pelo ambicioso projeto da construção de Brasília como nova capital do Brasil.

Qual foi o objetivo do Plano de Metas de JK?

Juscelino desejava transformar Minas Gerais, um estado baseado na pecuária e agricultura, em um estado industrializado. Para isso, investiu maciçamente na produção de energia elétrica, construção de estradas e no desenvolvimento de novas indústrias.

Que áreas ficava o Plano de Metas do seu governo?

4) petróleo (produção) — meta inicial, 90 mil barris/diários; meta revista, 100 mil barris/dia. Alcançaram-se, em 1960, 75.500 barris/dia; portanto, 75,5% da meta revista. Em 1961 a produção atingiu 95.400 barris/dia. 5) petróleo (refinação) — meta inicial, 175 mil barris/dia, em 1960; meta vista, 308 mil barris/dia.

Quem elegeu Juscelino Kubitschek?

Eleição presidencial no Brasil em 1955Mais 7 linhas

Como JK pretendia investir no setor automobilístico?

Conforme Lafer (2002), o desenvolvimentismo econômico brasileiro em meio ao Governo de JK, veio a priorizar os investimentos em segmentos de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis) e na substituição de importações, incentivando a ascensão da indústria automobilística.

Qual o objetivo de JK na área industrial?

Com esse objetivo o governo de JK desenvolveu um Plano de Metas com previsões esperançosas para acelerar o crescimento econômico através da indústria, produção do aço, alumínio, cimento, álcalis e outros metais. Os planos estavam caminhando bem, inicialmente o Brasil atingiu 80% no crescimento da economia.

Quais foram os problemas do Plano de Metas?

Consequências do plano de metas Os planos de desenvolvimento do governo JK foram quase todos alcançados: indústria naval, automobilística e construção civil (com a construção de Brasília). Porém, o custo social foi elevado: inflação, queda no valor salarial, elevação do custo de vida e da dívida externa.

Qual era o objetivo de Juscelino Kubitschek com seu plano de abertura de estradas?

Juscelino Kubitschek tinha o objetivo de estender para todo o Brasil as mesmas diretrizes político-econômicas que orientaram sua administração do governo de Minas Gerais, entre 1950 e 1954: a implantação de uma rede de estradas e de uma infraestrutura energética.