Eliyahu, lit. "Meu Deus é Javé"; em grego: Ηλίας, transl. Elías; em árabe: إلياس, transl. Ilyās) foi um profeta e taumaturgo que viveu no reino de Israel durante o reinado de Acabe (século IX a.C.).
Os estudiosos da reencarnação sabem que Jesus diz claramente que João Batista é a reencarnação do profeta Elias. ... Já Jesus, ao afirmar que João é o Elias, referiu-se ao espírito de Elias que é o mesmo do Batista. Alguns pensam que Malaquias trata da vinda de Elias, no “Juízo Final”.
E Jesus lhes respondeu: “Ide anunciar a João o que estais vendo e ouvindo: os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos se levantam e aos pobres é anunciada a Boa Nova; e bem-aventurado aquele que não ficar escandalizado por causa de mim!”
Elias zelou pela lei e pelo culto a Javé – como era chamado na época o Deus dos Judeus; Elias denunciava o rei e queria recuperar o verdadeiro culto a Javé. ... Elias era um espírito adiantado para a época e logo se tornou o mentor espiritual de Eliseu. Quem presenciou o chamado arrebatamento de Elias foi Eliseu.
Vale a pena conferir. Entre o último profeta do Antigo Testamento (Malaquias) e o primeiro do Novo Testamento (João Batista), houve um período de aproximadamente 400 anos, sendo um período pouco estudado pelos estudiosos bíblicos em muitos casos.
Ageu, seu escritor, foi um profeta hebreu e contemporâneo de Esdras, Neemias e Zacarias. Sua mensagem foi de exortação e motivação a respeito da restauração de Jerusalém e seu Templo.