Nas refinarias, os processos físicos e químicos mais utilizados para o refinamento do petróleo são: destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica. Vejamos cada um desses: 1. Destilação Fracionada: baseada na temperatura de ebulição das frações.
O refino do petróleo consiste na separação dos seus componentes através de processos que ocorrem nas refinarias. ... Os principais componentes obtidos no refino são: gás natural, gás liquefeito de petróleo – GLP, gasolina e nafta.
Como cada produto tem um ponto de ebulição diferente, basta aquecer o petróleo para retirar seus derivados. A40ºC, o vapor que aparece é o GLP, o famoso gás de cozinha. Quando a temperatura vai a 100ºC, o vapor é de gasolina, e assim por diante.
Destilação fracionada
3 – Principais aplicações das frações Os gases do petróleo são utilizados como combustível (gás engarrafado). A gasolina é a fração de maior uso pela sua aplicação como combustível nos motores a explosão. O éter de petróleo, benzina especial e ligroína possuem grande aplicação como dissolventes orgânicos.
destilação fracionada