O ideal é acondicionar o alimento em recipientes de vidro adequados para congelamento ou de plástico, com tampa, que acomodem uma porção individual – assim, você descongela apenas o que o bebê vai comer no dia. Pode usar também sacos plásticos com fechamento à vácuo, próprios para ir ao freezer.
O prazo máximo de consumo de alimentos preparados para os bebês armazenados na geladeira é de 2 dias, sendo aconselhável consumir o alimento em até 24 horas. Já os congelados podem ficar armazenados por até 30 dias no freezer ou até 10 dias no congelador (presente em geladeiras de uma porta só).
O alimento pode ser congelado em potes plásticos ou de vidro, desde que eles sejam lavados com sabão neutro e água quente, antes da utilização. Para congelar qualquer alimento, é preciso que ele esteja fresco. Após o preparo, porém, é necessário esperar esfriar. ... Assim, você mantém uma alimentação variada.
Não existe diferença na forma de armazenar. O macete é cozinhar a comidinha, congelar nos cubinhos e posteriormente colocar em saquinho de congelamento. Assim, os pais ficam com vários tipos de alimentos de diferentes grupos alimentares para fazer combinações e manter a comida do bebê variada.
As papinhas salgadas podem ser temperadas com cebola, alho e azeite. As ervas, como salsinha, cebolinha, salsão, manjericão, orégano e coentro (muito utilizado no Nordeste), podem ser colocadas, mas em pequena quantidade, para não comprometer o sabor natural da refeição.
Aqui está uma das formas que armazeno no congelador pequenas porções de comida para a Clara. Quando faço feijão, por exemplo, assim que abro a panela, já coloco nessas forminhas com tampa, ainda bem quente e levo ao freezer. ... Assim que congelar, basta retirar o alimento delas é armazenar em saquinhos zip lock.