Existem três formas de ingresso no Exército Brasileiro: como militar de carreira, mediante aprovação em concurso público de âmbito nacional; como militar temporário, por aprovação em processo seletivo realizado pelas Regiões Militares, e pelo alistamento militar obrigatório.
envolvimento com conflitos armados e catástrofes. Além disso, o militarismo possui como pilar hierarquia e disciplina a serem seguidos pelos militares. Militares com TDAH, devidos características intrínsecas ao transtorno, podem vir a ter desvantagens e prejuízo funcionais em tais atividades.
Apesar das limitações impostas aos sodados diabéticos, mostramos que, com o monitoramento dos índices glicêmicos e com acompanhamento médico e nutricional adequados, é possível o exercício das funções militares.
Não existe cotas para pessoas com TDAH; Algumas poucas empresas aceitam adequar-se às necessidades das pessoas com TDAH, mas no Brasil ainda são poucas, e também não é obrigatório por Lei. Não é possível pedir aposentadoria precoce por causa do TDAH.
No Brasil não é possível tirar a CNH antes dos 18 anos. Porém, existem Projetos de Lei que sugerem alterar essa regra. Um deles é o PL 3973/19, que pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro para autorizar a emissão de Permissão para Dirigir (PPD) a partir dos dezesseis anos de idade.