EQST

Como Diagnosticar Um Clculo Subgengival?

Como diagnosticar um clculo Subgengival? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como diagnosticar um cálculo Subgengival?

Ele é facilmente identificado por sua coloração amarelada ou esbranquiçada. Já o tártaro subgengival não pode ser visto ao exame visual, ficando aderido ao dente em sua porção abaixo de gengiva. "A cor deste é mais escura ou esverdeada.

Como é feita a raspagem Subgengival?

Raspagem subgengival: neste tipo de raspagem, é retirado o tártaro que está abaixo da linha da gengiva. A remoção é feita com o uso de cureta, sem lesionar a gengiva. Nos casos mais graves, pode ser feita curetagem para a remoção do tecido necrosado.

Qual anestesia usar para raspagem Subgengival?

anestesia local1 Geralmente a raspagem subgengival ocorre sob efeito de anestesia local1,2, para controlar a dor e a hemorragia2, segura-se o instrumento pela chamada em- punhadura de caneta modificada, usando apoio digital com a face da lâmina paralela e em leve contato com a superfície radicular1.

O que é cálculo dental?

O tártaro, também chamado de cálculo dental, ou “pedra”, numa linguagem muito mais popular, resulta do endurecimento por mineralização da placa bacteriana ou biofilme dental que se deposita na margem gengival e superfícies dos dentes.

Quais curetas usar na raspagem?

As curetas Gracey possuem apenas 1 superfície de corte. Portanto, podem ser utilizadas para raspagem SUPRAGENGIVAL e SUBGENGIVAL.

Como fazer raspagem do dente?

O procedimento se inicia com um exame da boca do paciente. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que tem a função de remover a placa bacteriana, este aparelho remove tanto o tártaro quanto a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e também aquele localizado logo abaixo da linha da gengiva.

O que é o biofilme bacteriano?

Biofilmes bacterianos são comunidades de bactérias envoltas por substâncias, principalmente açúcares, produzidas pelas próprias bactéria, que conferem a comunidade proteção contra diversos tipos de agressões que ela pode vir a sofrer como, por exemplo, a falta de nutrientes, o uso de um antibiótico ou algum agente ...