Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, de acordo com a cultivar e o clima, mas sempre em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor e a umidade ambientais, mas não tolera encharcamentos.
PÈRÈGÚN, erva gún, uma das folhas mais antigas é o “Pèrègún”, que é utilizada na grande maioria dos rituais aos Òrìsás. Diz o mito: Pèrègún presenciou o crescimento da humanidade. Sempre há de nos trazer a sorte. Pèrègún segura nossa sorte, segura a sua presa no dia de caça…
Para plantar a dracena em vasos, proteger as paredes e fundos do vaso com pixe e deixar secar bem vários dias. Colocar brita e areia úmida no fundo para a drenagem das águas. Pode substituir por geomanta., que é mais leve. Use recipientes de boa profundidade, pois a dracena tem raiz longa.
Corte pedaços do caule, com 20-30 cm e coloque para enraizar em solo fértil ou até mesmo em um recipiente com água, em local com bastante luz solar indireta, até que apareçam brotos e raízes. Se optar por enraizar o corte na água, troque a água a cada dois dias para evitar estagnação.
Cuidados com a Dracena Vermelha – Cordyline terminalis As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Folhas com as pontas secas são um sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequência das regas e se possível, pulverize as folhas com água.
Como cuidar de Dracena
Se você quiser que a dracaena fique pequena e arredondada, use a tesoura de poda para cortar só a parte de cima o tronco. Faça o corte com base na altura que você quer que ela tenha, mas mantenha entre ¼ a ¾ do comprimento total. Isso encoraja o crescimento de novos galhos no topo novo do tronco.
Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Esta espécie tolera o frio e a salinidade de regiões litorâneas. As variedades coloridas ficam mais bonitas e com cores mais vivas se cultivadas sob sol pleno.
Como cultivar coqueiro-de-vênus O seu cultivo deve ser feito sob sol pleno ou meia sombra, com um solo fértil, de fácil drenagem e que seja irrigado regularmente. Este tipo de planta tolera temperaturas baixas e o alto nível de sal das áreas litorâneas.
Fazendo mudas de Coqueiro de Vênus!
Não é por acaso que o nome “Dracaena” que vem do grego “drakaina =dragão” (referindo-se à Dracaena draco, uma árvore subtropical sempre verde), que a população das Ilhas Canárias lhe atribui propriedades mágicas.
como lhe falei anteriormente, eu nunca havia ouvido nada contra as raízes da dracena (ao contrário do que se ouve quando falamos em fícus e chefleras). ... Pesquisando mais a fundo, descobri que as dracenas são plantas de crescimento lento e que suas raízes tendem a contornar os obstáculos, e não derrubá-los.
Simplesmente plantada em água, ela pode adornar uma mesa de trabalho ou aparador. Pode ser plantada também em vasos de pequenos a grandes. Plantada no jardim, pode formar uma parede vegetada, onde dá um ar bastante tropical com sua folhagem luxuriante.
Cultivada a meia sombra. Prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Não tolera o encharcamento.
Para fazer mudas, basta deixar um ramo mergulhado na água e aguardar o nascimento dos brotinhos (foto acima). Problemas comuns: perder folhas é comum a muitas espécies, como Hera e Ficus Lyrata. No caso da Pleomele, é normal conforme ela cresce e ganha porte.
Usar um vaso com altura superior a 0,60 metros, pois a cordiline tem a raiz principal longa. Proteger o interior do vaso com pixe deixando secar vários dias. Colocar no fundo britas e areia úmida ou então geomanta para diminuir o peso do vaso.
Corte um pedaço do tronco na diagonal, mergulhe-o na água, sempre deixando as folhas em contato com o ar. Leva um pouco de tempo, mas as raízes apontarão. Rega: 1x ou 2x por semana. O solo mais rico em nutrientes é o ideal para essa planta.
Para podar o pau d'água, com uma ferramenta esterilizada, incline-a a 25 graus e corte primeiro a parte superior, como observará, deste corte nascerão dois brotos laterais. Coloque na água um dos brotos e quando observar que dele nascem raízes, poderá plantá-lo em um vaso novo.
PLANTIO Da cordiline deve ser em solo areno-argiloso, fértil e bem drenado, mas sem ficar seco completamente. São necessárias regas constantes, porém, evite o encharcamento, para não comprometer a saúde das raízes. O pH indicado é entre 5,5 e 6.
Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica. É uma planta que tolera muito bem o frio e multiplica-se por estacas e mais raramente por sementes. Dependendo das condições de clima e solo, a cordiline pode atingir até 2 m de altura.