O WinRAR é um aplicativo gerenciador de arquivos. O programa pode fazer backup de seus dados, comprimir e reduzir o tamanho de um arquivo ou um grupo de arquivos e descomprimir RAR, ZIP e outros formatos de arquivo que estão no seu disco rígido ou foram baixados da internet. O WinRAR pode criar novos arquivos em RAR, ZIP e outros formatos comuns. Ele possui as versões de teste e paga disponíveis para download. Está disponível para as versões 32-bit e 64-bit.
Uma nova janela irá surgir, e ao clicar em “Nova Pasta“, como o nome sugere, uma nova pasta será criada e o usuário poderá colocá-la em qualquer lugar do seu disco rígido. Ainda é possível clicar no diretório desejado, aquele que está no esquema do lado direito da imagem, e salvar seus arquivos onde achar mais propício.
Em alternativa, se a configuração já foi concluída, selecione "Configurações", em seguida "Integração" ou "Integração Shell" para ir até a definição "Associar o WinRAR com".
Escolha o tamanho que melhor preferir. Se quiser pode digitar manualmente o valor. Clique na opção que tem um “B” e aparecerá as opções “MB” e “GB”. Marque a opção GB e digite o valor 8 (para um DVD-DL de 8GB).
O WinRAR é um dos programas de compactação de arquivos mais populares: ele conta com algumas vantagens em relação aos concorrentes. Entre elas, está o suporte a vários formatos de arquivos, como RAR, ZIP, 7Z e outros.
Depois que as associações do WinRAR tiverem sido configuradas, um ISO pode ser criado. Selecione os arquivos que você deseja gravar no formato ISO e selecione "Adicionar", então, selecione o formato ''RAR" em tipo de Arquivo. Seu RAR recém-criado pode ser gravado como ISO pelo seu programa de gravação de DVD, como o WinDVD, Nero ou Imgburn.
Não se esqueça de acessar nosso site, temos conteúdos atualizados diariamente, para você ficar por dentro de todas as novidades e dicas sobre o WinRAR e outras ferramentas de tecnologia.
Desde que enviar ou transportar arquivos de um dispositivo para outro se tornou possível, ou seja, praticamente desde o início da informatização, o recurso de compactar arquivos se mostrou extremamente útil.
No entanto, se o arquivo estiver protegido por senha, vai abrir uma tela para você inserir a senha e conseguir descompactar. Se você tem a senha, basta seguir os passos abaixo:
Até mesmo nos dias atuais, onde a capacidade de armazenar dados se tornou muito mais abundante, devido o avanço tecnológico, compactar ou “zipar” dados e arquivos ainda é bastante praticado.
Abra o seu programa de gravação de DVD e selecione o arquivo RAR recém-criado para ser gravado. Certifique-se de ter selecionado o ISO como formato de arquivo. Siga o menu do seu gravador de DVD e prossiga para a gravação. Depois de concluída, você terá criado, em um disco, um arquivo ISO utilizando o WinRAR.
Há também uma opção de comprimir seu arquivo ou pasta no formato desejado e enviar diretamente por email. Entretanto, em nossos testes, essa opção apresentou erros e talvez não seja uma das melhores formas de como usar o WinRAR.
Após estas breves definições, clique em OK e o seu arquivo compactado do WinRAR será criado. O arquivo (ou os arquivos) originais não serão excluídos.
Na internet existem vários programas que compactam arquivos. Nós da Techpod recomendamos o uso do WinRAR, por ser fácil e um dos mais avançados. Para baixá-lo, clique aqui e será direcionado para a página de download. Basta clicar em “Download WinRAR”.
Identificando o arquivo: um arquivo compactado tem a extensão “.rar” ou até “.iso”. Após Instalar o WinRAR o arquivo também terá a imagem de três livros empilhados, então não é difícil saber sobre ele.
Se você usa o WinRAR com frequência, uma boa dica para localizar o arquivo rapidamente é criando um atalho na área de trabalho, ou na barra de ferramentas do Windows.
Para compactar um arquivo ou vários arquivos, mantenha tudo organizado. Se os arquivos estiverem espalhados pelo computador, crie uma pasta na área de trabalho e coloque todos eles lá dentro.
A tecnologia de compactar arquivos se tornou algo comum, versátil e muito útil no nosso dia a dia. Podemos pegar várias pastas e arquivos colocá-los dentro de um arquivo .Rar. Dessa forma facilita o envio dos documentos sem ter que enviar todos separados ou diminuir seu tamanho para envio, para facilitar na hora de enviá-lo por e-mail.
Você também pode usar o WinRar no celular, basta baixar a versão para dispositivos móveis ou apk. Vale lembrar que o programa é uma ferramenta paga, mas você consegue usar a versão de teste por um período. Depois disso, o programa vai pedir uma licença que pode ser adquirida por R$100,00, aproximadamente.
Passo 1. Basta clicar com o botão direito do mouse na pasta ou arquivo que deseja compactar. No menu que se abre, clique em “Adicionar para o arquivo…“:
Agora que já sabemos como usar o WinRAR para compactar arquivos, chegou a hora de aprender o processo contrário, e há mais de uma forma de realizar isso. Uma das maneiras mais simples é clicar com o botão direito do mouse no arquivo compactado e selecionar a opção “Extrair aqui“.