Como citar Epistemologias do Sul? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para citar este artigo Maria Paula Meneses, «Epistemologias do Sul», Revista Crítica de Ciências Sociais, 80 | 2008, 5-10.
Quais são as Epistemologias do Sul?
As Epistemologias do Sul surgem como uma proposta epistemológica subalterna, insurgente, resistente, alternativa contra um projeto de dominação capitalista, colonialista e patriarcal, que continua a ser hoje um paradigma hegemónico.
Porque as Epistemologias do Sul?
Chamam-se epistemologias do Sul porque o sul não é um sul geográfico, o sul geográfico é tão dominado pelas epistemologias do norte quanto o Norte e, por vezes, mais. Basta analisar o que se ensina e aprende nas universidades de matriz eurocentrica.
O que vem a ser epistemologia?
Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim.
O que são as monoculturas do saber e do tempo linear?
A monocultura do saber, que considera a ciência moderna e a alta cultura como padrões únicos de verdade e qualidade estética, respectivamente. A monocultura do tempo linear, que se constitui na perspectiva hegemônica da temporalidade ocidental, rumo ao progresso futuro.
O que são metodologias pós abissais?
As metodologias não extractivistas, ou pós-abissais, são colaborativas, baseadas na confiança, produzem subjetividades (produção de subjetividade nova) e implicam assumir riscos.
O que é epistemicídio Sueli Carneiro?
O epistemicídio se realiza através de múltiplas ações que se articulam e se retroalimentam, relacionando-se tanto com o acesso e/ou a permanência no sistema educacional, como com o rebaixamento da capacidade cognitiva do alunado negro (Carneiro, 2005).
O que é a construção do outro pelo não ser segundo a filósofa Aparecida Carneiro?
A construção do Outro como Não-Ser com fundamento do Ser A partir disso, Carneiro constrói a noção de dispositivo racialidade/biopoder que busca dar conta de dois processos: produção social e cultural da eleição e da subordinação raciais. produção de vitalismo e morte informados pela filiação racial.
O que é monocultura do saber?
A monocultura do saber, que considera a ciência moderna e a alta cultura como padrões únicos de verdade e qualidade estética, respectivamente. A monocultura do tempo linear, que se constitui na perspectiva hegemônica da temporalidade ocidental, rumo ao progresso futuro.
O que é a sociologia das ausências?
A sociologia das ausências visa identificar o âmbito dessa subtracção e dessa contracção de modo a que as experiências produzidas como ausentes sejam libertadas dessas relações de produção e, por essa via, se tornem presentes.
O que é a ecologia dos saberes?
BOAVENTURA – A ecologia de saberes é um conceito que visa promover o diálogo entre vários saberes que podem ser considerados úteis para o avanço das lutas sociais pelos que nelas intervêm. É uma proposta nova e, como tal, exige alguns cuidados. Como é nova, o caminho faz-se ao caminhar.
O que é a epistemologia?
Conceito de epistemologiaEpistemologia: é a ciência da ciência. Filosofia da ciência. É o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências. É a teoria do conhecimento.