O cálculo do salário líquido é uma conta simples em que você soma todos os proventos e subtrai todos os descontos. O principal item da coluna de proventos é o salário. Costuma-se chamar esse provento de salário bruto porque é o valor que você recebe do pagador, sem os descontos devidos.
Desta forma, o valor do adicional de insalubridade será: de 40% (quarenta por cento) do salário base do empregado, em caso de grau máximo de insalubridade; 20% (vinte por cento) do salário base do empregado...Já o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre ...
O adicional de insalubridade tecnico de enfermagem é calculado conforme o grau. De acordo com o anexo IV da NR 15, os graus aplicáveis ao técnico de enfermagem são médio (20% de adicional) e máximo (40% de adicional). A caracterização do grau correto depende de perícia médica.
O valor corresponde a 20% sobre o salário dos servidores efetivos e 40%, sobre o vencimento-base dos profissionais celetistas.
O adicional de insalubridade é um benefício assegurado pela lei, que deve ser pago pelo empregador ao colaborador que se expõe a agentes nocivos no seu trabalho. ... Apesar de semelhantes, existem diferenças cruciais entre a condição de trabalho insalubre e a periculosa.
O direito é garantido àqueles trabalhadores que atuam em contato constante com lixo urbano, situação que o Ministério do Trabalho qualifica como atividade insalubre em grau máximo. ... O perito concluiu que ele tem direito ao adicional de insalubridade, em virtude de contato com agentes biológicos.
A limpeza de banheiro restrito aos empregados de loja ou empresa não gera direito ao adicional de insalubridade. Isso porque o fluxo de pessoas que utilizam esses banheiros é considerado baixo, não se enquadrando na súmula 448 do Tribunal Superior do Trabalho, que regulamenta esse tipo de adicional.
A comprovação da exposição aos agentes nocivos é realizada principalmente através de um formulário denominado Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). O PPP é preenchido com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT)expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.
Tempo de contribuição especial (10 anos) x índice correspondente ao benefício (1,40) = 14 anos de contribuição para a aposentadoria comum.
Nesse caso, você precisará cumprir:
Pré-Reforma da Previdência, o benefício da aposentadoria especial era calculado de forma bem simples. Basicamente, o benefício consistia em 100% da média dos 80% maiores salários do contribuinte. Por exemplo, o beneficiário pegava todos os salários que ele teve durante a sua carreira e descartava os 20% menores.
Agora, com a reforma da Previdência, precisará ter pelo menos 60 anos de idade. Logo, seria necessário mais 15 anos de contribuição para ter direito à aposentadoria especial.