A equação para qui-quadrado é: x2 = Σ((o-e)2/e), onde "o" é o valor observado e "e" é o valor esperado. Calcule os resultados desta equação para todos os resultados possíveis (veja abaixo).
– Freqüência esperada (E) pode ser calculada para cada célula: – Multiplicando-se o total das freqüências das linhas pelo total das freqüências das colunas. – Dividindo-se o resultado pelo grande total das freqüências.
Então no equilíbrio as frequências genotípicas podem ser deduzidas a partir das frequências gênicas em cada população....o equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Outra maneira de dizer isso é que o número de graus de liberdade é igual ao número de “observações” menos o número de relacionamentos necessários entre as observações (por exemplo, o número de estimativas de parâmetros).
Relembrando o conceito estatístico, o total de graus de liberdade do teste T é calculado da seguinte forma: (qtde respostas no grupo1 + qtde respostas no grupo2 – 2). Neste caso, temos 11 respostas em cada grupo, resultando em (11 + 11 – 2) = 20 graus de liberdade. Obtendo os resultados, passamos para a interpretação.
GRAUS DE LIBERDADE São o número de direções (planos/eixos) dos movimentos que uma articulação pode realizar.
CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS: • 1 GRAU DE LIBERDADE (MONOAXIAL): movimento em torno de 1 (um) EIXO, e, portanto, ocorrendo em apenas um PLANO. Exemplo: Cotovelo. 2 GRAUS DE LIBERDADE (BIAXIAL): 2 (dois) EIXOS de movimentos, portanto, movimento em dois PLANOS. Exemplo: Rádio-Cárpica.
Graus de liberdade é, na física, um termo genérico utilizado em referência à quantidade mínima de números reais necessários para determinar completamente o estado físico de um dado sistema. Esse conceito é empregado em mecânica clássica e termodinâmica.
Extensão do joelho O grupo muscular responsável por este movimento é o quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio). Tensor da fáscia lata e glúteo máximo são auxiliares.