A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração.
Como se nota, a força resultante é a soma de todas as forças presentes em um corpo. Ela pode ser igual a zero (vetor nulo – um ponto no sistema cartesiano) ou diferente de zero (um vetor força resultante).
Já a massa é medida em quilograma (kg), grama (g), tonelada (t), etc. Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.
Converta newtons em quilogramas dividindo seu número por 9,81. Um newton é igual a 0,102 quilogramas.
Converter de Quilograma-força em Newtons....Quilograma-força em Newtons.
Usando uma régua, medir o comprimento, a profundidade e a largura do objeto em centímetros. Multiplica essas três medições para encontrar o volume em centímetros cúbicos. Divida a massa do objeto pelo seu volume para determinar sua densidade. Densidade é expressa em gramas por centímetro cúbico ou gramas por mililitro.
Questão 4
As densidades dos líquidos puros, ou em soluções, podem ser determinas pelas medidas das suas massas que ocupam volumes conhecidos. Os aparelhos mais comuns utilizados em medidas de densidade são: picnômetro, balança de densidade e densímetro, conforme a Figura 1. Figura 2: Alcômetro.
Vamos supor que você adicione 1 L de etanol (apresenta uma massa igual a 780 g, pois sua densidade é igual a 0,78 g/mL) ou 1 L de gasolina (apresenta uma massa igual a 650 g, pois sua densidade é igual a 0,65 g/mL) no tanque do carro.
Se o corpo flutua é porque este corpo é menos denso que a água. Então o peso do corpo é igual ao empuxo, isto é, o peso do corpo é igual ao peso do volume de água que se desloca. Se o corpo afunda é porque este corpo é mais denso que a água.